E-procurement (e-aquisição, em português) é o nome dado ao processo de compras de materiais e matérias-primas por empresas, o qual é realizado por meio de ferramentas de informática online.
No e-commerce, o e-procurement é especialmente importante nos negócios que operam com manufaturas, tais como o comércio eletrônico da Dell, os quais precisam transformar matérias-primas em produtos acabados para poderem vender.
Em empresas como essa, o fluxo de matérias-primas e materiais de suporte pode ser muito grande, de modo que qualquer atraso nos pedidos pode criar gargalos na produção e impactar negativamente nas vendas e no relacionamento com o consumidor.
Neste contexto, os sistemas de e-procurement podem gerenciar o ciclo de compras com muito mais eficiência do que por vias manuais e proporcionar vantagens como:
– Mais praticidade com a unificação das compras em uma plataforma
– Mais facilidade para lidar com fornecedores diversos
– Maior visão dos processos de compras, entregas e pagamentos de fornecedores
– Maior velocidade na realização de cotações de preços
– Mais eficiência na hora de negociar preços com fornecedores múltiplos
– Mais facilidade para manter o fluxo de matérias-primas e abastecer a produção
– Menos atrasos na entrega de pedidos para os consumidores finais
– Mais facilidade para planejar as ações da empresa em médio e longo prazos
– Mais praticidade para agendar compras
– Maior automação dos processos de compras, entregas e pagamentos
Juntos, esses benefícios podem gerar polpudas economias para os e-commerces que utilizam sistemas de e-procurement fazendo com que os custos na aquisição de matérias-primas e suprimentos cheguem a até 15% ou mais.
Há sistemas de e-procurement avulsos e outros anexados aos softwares ERPs que, por suas vezes, podem ser integrados a plataformas e-commerces como a Vtex, por exemplo.