Pantone Colors ou Pantone Color System é o sistema de códigos de cores mais importante do mundo na atualidade. Ele surgiu na história em 1963 para servir de base sobretudo para a indústria da impressão. Hoje, porém, é usado em vários outros setores, incluindo nas frentes de comércio e no Marketing.
A Pantone, empresa por trás do sistema, tem sede em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Ela comercializa guias de cores, catálogos, paletas, amostras, manuais e treinamentos, entre outros produtos e serviços.
Cada cor, no sistema de cores Pantone, conta com um número. Isso, por sua vez, permite que designers e outros profissionais classifiquem, selecionem, combinem, controlem, reproduzam e comuniquem as cores com exatidão e eficiência.
Além disso, desde os anos 2000, a Pantone elege as cores do ano, as quais influenciam o design e o consumismo no mundo todo. Para tanto, a empresa estuda as tendências de cores nos últimos 12 meses. Ela investiga o uso das cores na moda, nas redes sociais e até na política, entre outras áreas. No mês de dezembro, enfim, ela publica o resultado.
Em 2018, por exemplo, a Pantone elegeu a “Ultra Violet” como a cor do ano. Já em 2019, a “Living Coral”. Em 2020, a “Classic Blue”. E em 2021, as cores Illuminating e Ultimate Gray foram as escolhidas.
De acordo com a empresa, a cor do ano reflete a preferência das pessoas e dos consumidores em uma época. Desse modo, deve-se usá-la em produtos para consumo e até mesmo no design de interfaces de vendas. Continue lendo e saiba mais!
PANTONE COLORS: A COR DO ANO NO COMÉRCIO
Para as empresas de comércio, a cor do ano Pantone pode ser útil para:
- Desenhar novos produtos para o mercado;
- Criar interfaces de vendas bonitas para lojas físicas e para o e-commerce;
- Criar gráficos e interfaces para as redes sociais;
- Renovar as interfaces de lojas virtuais;
- Injetar nos itens de navegação de um site e-commerce para gerar mais influência;
- Produzir anúncios mais atraentes e persuasivos;
- Desenvolver embalagens para comércio físico e para o e-commerce;
- Criar itens para merchandising.
A Pantone conta com esquemas de cores que vão desde a impressão até a web. A empresa garante a similaridade de cores em ambos os ambientes. Desse modo, você tem a certeza de que poderá manter um visual bonito e equivalente em todos os formatos.
Assim que puder clique em “Cores no e-commerce” e leia um post complementar.