Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Hoje, a história de sucesso que irei contar para vocês é sobre a multinacional japonesa do ramo de eletrônicos, Panasonic, que aproveitou as tecnologias VTEX para aumentar o faturamento durante a pandemia de Covid-19. Leiam este case a seguir e vejam como a VTEX empodera ainda mais as grandes empresas!
CONHEÇA A PANASONIC
Panasonic é uma multinacional japonesa fundada em 1918 e, portanto, uma empresa centenária. Ela surgiu na história por iniciativa do empresário Konosuke Matsushita, que com apenas 2 empregados fabricava e vendia um plugue de tomada elétrica.
No início, a Panasonic fabricava também aparelhos para telecomunicação e áudio, e logo passaria a desenvolver rádios e televisores. Posteriormente, entraram no mix de produtos da empresa os computadores, rádios e headsets, bem como as pilhas, baterias e câmeras digitais.
Atualmente, com mais de 250 mil empregados, a Panasonic mantém uma presença global, atuando em mais de 200 países. Ela chegou ao Brasil em 1967 e, desde então, é uma das marcas de eletrônicos com mais clientes no país.
A Panasonic possui uma loja virtual construída e operada a partir da plataforma VTEX desde 2018. No entanto, esta loja online não era o foco da empresa até então. Mas com a pandemia e o isolamento social, os diretores passaram a considerar que era hora de lançar um projeto de melhoria de suas operações online. Saiba mais sobre esse projeto adiante!
O PROJETO DA PANASONIC COM A VTEX
Devido ao isolamento social provocado pela pandemia, o foco da Panasonic passou a ser o canal digital. Desse modo, a empresa precisou redefinir suas estratégias, o que requereu otimizar a usabilidade da loja e as experiências dos clientes online, e também dos funcionários. Para fazer isso, os diretores da companhia continuaram a investir em soluções da VTEX. Continue lendo para descobrir!
SOLUÇÕES DA VTEX PARA A PANASONIC
Entre as tecnologias VTEX que ajudaram a Panasonic a se reposicionar no mercado online posso citar, por exemplo:
VTEX IO
Plataforma low-code que permite criar aplicações por meio do método “apontar, clicar, arrastar e soltar”, a VTEX IO foi um excelente recurso que a Panasonic encontrou para evoluir componentes e funcionalidades de sua loja virtual. Isso, por sua vez, melhorou a experiência de compras;
Teste AB
Durante a migração para a VTEX IO foram feitos testes AB com os consumidores que visitaram a loja virtual. Assim, a Panasonic conseguiu determinar as melhores oportunidades online e, dessa maneira, assegurar uma transição perfeita para a plataforma VTEX IO;
PStore
Utilizando a VTEX IO, a Panasonic desenvolveu e lançou o app PStore, em agosto de 2020. Esse aplicativo foi fundamental para a empresa oferecer atendimento em tempo real para os consumidores, aumentando assim as oportunidades de vendas;
Social Selling:
Social Selling é o carrinho de compras compartilhável da VTEX. A Panasonic integrou esta solução com o app PStore. Com efeito, os vendedores passaram a ter o poder de adicionar produtos aos carrinhos e, logo depois, compartilhá-los com clientes para que estes pudessem concluir a compra;
Arquitetura composable:
Com este recurso da VTEX, a Panasonic obteve maior liberdade para a criação de apps personalizados, e também para a integração de apps de terceiros pré-testados como novos provedores de pagamento, avaliadores de produtos e apps de Marketing, por exemplo.
Com as tecnologias VTEX, enfim, a Panasonic pode fazer alterações no front-end da loja virtual sem, entretanto, influenciar os processos de back-end. Ou seja, a VTEX caiu como uma luva para a empresa e os resultados foram surpreendentes, como se pode ver em seguida.
RESULTADOS DO PROJETO DA PANASONIC COM A VTEX
Com as novas tecnologias VTEX e VTEX IO integradas à sua loja virtual, a Panasonic obteve maior flexibilidade e agilidade no atendimento aos consumidores. Logo depois da implantação dos novos recursos, o que demorou apenas 4 meses, a empresa obteve:
- 15% de aumento na taxa de conversão online;
- 400% (5 vezes) de aumento no faturamento online em comparação com ano anterior.
Além disso, a Panasonic conquistou o prêmio EShopper por ter criado um checkout rápido de apenas 3 cliques; e um segundo prêmio pelo desenvolvimento da PStore e por ter conseguido manter mais de 300 vendedores empregados durante a pandemia.
Peça importantíssima nestas conquistas, a VTEX cercou a Panasonic com soluções inovadoras sob medida, ao invés de ativar soluções prontas, como fazem outras plataformas. Por estas e outras é que pode valer muito a pena implementar e-commerce com a VTEX.
COMO IMPLEMENTAR PROJETO DE E-COMMERCE COM A VTEX?
Para implementar um e-commerce com a VTEX, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação em VTEX desde 2015 e, além disso, é reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX. Portanto, esta agência possui habilitação para criar, migrar, integrar, testar, ֻevoluir, escalar, divulgar e gerenciar projetos de e-commerce com esta tecnologia. Ela também realiza serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já desenvolveu mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas da Costa Rica, Espanha, Portugal, Equador, Colômbia e Brasil, entre outros. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: