Panasonic: um case de sucesso com tecnologias VTEX

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Multinacional japonesa aumentou o faturamento em 400% após migrar para VTEX IO

Panasonic aperfeiçoou seu canal digital utilizando tecnologias VTEX e os resultados renovaram as energias da multinacional japonesa. Foto meramente ilustrativa: @wirestock
Panasonic aperfeiçoou seu canal digital utilizando tecnologias VTEX e os resultados renovaram as energias da multinacional japonesa. Foto meramente ilustrativa: @wirestock

Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Bora ver mais um grande case de sucesso da VTEX? Hoje, a história de sucesso que irei contar para vocês é sobre a multinacional japonesa do ramo de eletrônicos, Panasonic, que aproveitou as tecnologias VTEX para aumentar o faturamento durante a pandemia de Covid-19. Leiam este case a seguir e vejam como a VTEX empodera ainda mais as grandes empresas!

CONHEÇA A PANASONIC

Panasonic é uma multinacional japonesa fundada em 1918 e, portanto, uma empresa centenária. Ela surgiu na história por iniciativa do empresário Konosuke Matsushita, que com apenas 2 empregados fabricava e vendia um plugue de tomada elétrica.

No início, a Panasonic fabricava também aparelhos para telecomunicação e áudio, e logo passaria a desenvolver rádios e televisores. Posteriormente, entraram no mix de produtos da empresa os computadores, rádios e headsets, bem como as pilhas, baterias e câmeras digitais.

Atualmente, com mais de 250 mil empregados, a Panasonic mantém uma presença global, atuando em mais de 200 países. Ela chegou ao Brasil em 1967 e, desde então, é uma das marcas de eletrônicos com mais clientes no país.

A Panasonic possui uma loja virtual construída e operada a partir da plataforma VTEX desde 2018. No entanto, esta loja online não era o foco da empresa até então. Mas com a pandemia e o isolamento social, os diretores passaram a considerar que era hora de lançar um projeto de melhoria de suas operações online. Saiba mais sobre esse projeto adiante!

O PROJETO DA PANASONIC COM A VTEX

Devido ao isolamento social provocado pela pandemia, o foco da Panasonic passou a ser o canal digital. Desse modo, a empresa precisou redefinir suas estratégias, o que requereu otimizar a usabilidade da loja e as experiências dos clientes online, e também dos funcionários. Para fazer isso, os diretores da companhia continuaram a investir em soluções da VTEX. Continue lendo para descobrir!

SOLUÇÕES DA VTEX PARA A PANASONIC

Entre as tecnologias VTEX que ajudaram a Panasonic a se reposicionar no mercado online posso citar, por exemplo:

VTEX IO

Plataforma low-code que permite criar aplicações por meio do método “apontar, clicar, arrastar e soltar”, a VTEX IO foi um excelente recurso que a Panasonic encontrou para evoluir componentes e funcionalidades de sua loja virtual. Isso, por sua vez, melhorou a experiência de compras;

VTEX IO

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “VTEX IO” produzido pela Agência e-Plus!

Teste AB

Durante a migração para a VTEX IO foram feitos testes AB com os consumidores que visitaram a loja virtual. Assim, a Panasonic conseguiu determinar as melhores oportunidades online e, dessa maneira, assegurar uma transição perfeita para a plataforma VTEX IO;

PStore

Utilizando a VTEX IO, a Panasonic desenvolveu e lançou o app PStore, em agosto de 2020. Esse aplicativo foi fundamental para a empresa oferecer atendimento em tempo real para os consumidores, aumentando assim as oportunidades de vendas;

Social Selling:

Social Selling é o carrinho de compras compartilhável da VTEX. A Panasonic integrou esta solução com o app PStore. Com efeito, os vendedores passaram a ter o poder de adicionar produtos aos carrinhos e, logo depois, compartilhá-los com clientes para que estes pudessem concluir a compra;

Arquitetura composable:

Com este recurso da VTEX, a Panasonic obteve maior liberdade para a criação de apps personalizados, e também para a integração de apps de terceiros pré-testados como novos provedores de pagamento, avaliadores de produtos e apps de Marketing, por exemplo.

Com as tecnologias VTEX, enfim, a Panasonic pode fazer alterações no front-end da loja virtual sem, entretanto, influenciar os processos de back-end. Ou seja, a VTEX caiu como uma luva para a empresa e os resultados foram surpreendentes, como se pode ver em seguida. 

RESULTADOS DO PROJETO DA PANASONIC COM A VTEX

Com as novas tecnologias VTEX e VTEX IO integradas à sua loja virtual, a Panasonic obteve maior flexibilidade e agilidade no atendimento aos consumidores. Logo depois da implantação dos novos recursos, o que demorou apenas 4 meses, a empresa obteve:

  • 15% de aumento na taxa de conversão online;
  • 400% (5 vezes) de aumento no faturamento online em comparação com ano anterior.

Além disso, a Panasonic conquistou o prêmio EShopper por ter criado um checkout rápido de apenas 3 cliques; e um segundo prêmio pelo desenvolvimento da PStore e por ter conseguido manter mais de 300 vendedores empregados durante a pandemia.

Vídeo: saiba mais sobre a VTEX IO (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Peça importantíssima nestas conquistas, a VTEX cercou a Panasonic com soluções inovadoras sob medida, ao invés de ativar soluções prontas, como fazem outras plataformas. Por estas e outras é que pode valer muito a pena implementar e-commerce com a VTEX.

COMO IMPLEMENTAR PROJETO DE E-COMMERCE COM A VTEX?

Para implementar um e-commerce com a VTEX, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação em VTEX desde 2015 e, além disso, é reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX. Portanto, esta agência possui habilitação para criar, migrar, integrar, testar, ֻevoluir, escalar, divulgar e gerenciar projetos de e-commerce com esta tecnologia. Ela também realiza serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já desenvolveu mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas da Costa Rica, Espanha, Portugal, Equador, Colômbia e Brasil, entre outros. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: