Você aí que está pensando em atrair mais visitantes para a sua loja virtual via Inbound Marketing e assim gerar mais leads, suspects, prospects, clientes e fregueses para o seu negócio, saberia quantas palavras-chave utilizar em um blog e-commerce?
A resposta para esta pergunta depende muito do seu tipo de negócio, da sua estratégia, do tamanho do seu comércio eletrônico, entre outras variantes. Porém, em geral, o ideal é trabalhar com três grupos de palavras-chave. Confira a seguir!
Palavras-chave “head tail”
São termos que se referem a um tema de forma genérica e abrangente. É o caso, por exemplo, de “notebook”.
Quando um internauta digita a palavra “notebook” no motor de buscas do Google, isso nos leva a crer que este está querendo saber mais sobre esse tipo de máquina. Ele busca uma informação geral. Está tentando aprender mais sobre o produto.
Vemos que as palavras-chave “head tail” geralmente são um termo só (apesar de em muitos casos poder ser um termo composto), que define um conjunto de produtos.
Esse tipo de termo é o que recebe o maior volume de pesquisas na web, porém quem os procura ainda está longe de realizar uma compra.
Palavras-chave “short tail”
As palavras-chave “short tail” são mais vastas em número e maiores em tamanho.
Estas são muito utilizadas quando o internauta já sabe um pouco sobre um produto e agora realiza comparações a fim de saber qual a melhor oportunidade.
“Notebook Samsung ou HP”, “notebook branco ou preto”, “notebook simples ou 2 em 1”, entre outros, são termos do tipo “short tail”.
Em seu blog e-commerce, você irá utilizar essas palavras para criar posts comparativos visando transformar os leads (assinantes) em clientes da sua loja virtual.
Os temos “short tail” têm menos procura que os “head tail”, mas revelam que o internauta está mais próximo de fazer uma compra.
Palavras-chave “long tail”
Os termos “long tail” são muito específicos. Os internautas os utilizam quando já sabem do que se trata o produto, já escolheram a marca e o modelo que vão comprar, isto é, já está tudo decidido.
Geralmente, as palavras-chave “long tail” vêm acompanhadas de indicativos de compra como “notebook samsung e34 desconto” ou “notebook samsung e35 comprar” ou ainda “preço notebook samsung e25”, por exemplo.
Você pode encontrar 100, 200, 300 ou até mais termos-chave do tipo “long tail”.
No entanto, individualmente, cada um desses termos é muito pouco pesquisado nos motores de buscas.
Apesar da baixa procura individual, essas palavras-chave somadas geram um alto volume de pesquisas.
De acordo com o artigo “Palavras-chave de long tail: como usar nos posts do blog” escrito e publicado por Neil Patel, 70% do tráfego de um blog provém das palavras-chave “long tail”.
Os termos-chave desse gênero revelam que o internauta está muito perto de fazer uma compra.
Quantas palavras-chave usar no seu blog e-commerce?
O ideal é utilizar os três tipos de palavras-chave mencionados ao longo deste artigo em seu blog.
Produza cada post pensando na fase em que cada parte do seu público se encontra no lead scoring e use as palavras-chave adequadas para tal.
Empregue as ferramentas “Google Keyword Planner” e “Ubersuggest”, entre outras, para descobrir quais as palavras-chave dos três grupos referentes ao seu negócio têm sido as mais procuradas na web e insira-as com critério, cada qual em posts próprios.
Perceba que não existe um número preciso de palavras-chave a ser usado em um blog e-commerce. Tudo vai depender do tamanho do seu mercado e da quantidade de termos que o seu público vai utilizar para encontrar os seus produtos.