Página de produto é o local dentro de uma loja virtual onde se apresenta um produto ao público de consumidores. Um site de e-commerce pode contar com uma ou com várias páginas assim, cada qual com a sua URL específica que pode ser anunciada em separado das demais. É nela onde as vendas acontecem.
Com efeito, sendo um local votado à conversão, é muito importante incrementar esse tipo de página com recursos que possam aumentar ou acelerar as vendas. Desse modo, você poderá converter mais clientes, transformar mais clientes em fregueses e aumentar o seu Ticket Médio, entre outros benefícios.
5 RECURSOS PARA GERAR MAIS VENDAS NA PÁGINA DE PRODUTO
Existem vários recursos que podem lhe ajudar a gerar mais vendas em cada página de produto da sua loja virtual. Use, por exemplo:
1 – Prova social:
Prova social é um argumento de vendas composto por números que comprovam que o produto à venda é realmente bom. Assim, esses números influenciam os consumidores que ainda não compraram a fazerem uma compra. Por exemplo, observe na imagem uma página de produto da loja Miess, que expõe provas sociais logo no topo. As estrelas indicam a nota que os clientes dão ao produto. Para fazer isso, use apps como o Bazaarvoice na sua loja.
2 – Senso de urgência:
Senso de urgência é um argumento persuasivo que visa criar no consumidor uma sensação de que algo precisa ser feito imediatamente. Em uma página de produto, isso influencia os consumidores a tomarem uma decisão de compra. O site Kabum costuma fazer isso inserindo em cada página um contador regressivo que indica o fim de uma promoção. Mas você também pode usar outra tática como informar que só tem poucas unidades do produto.
3 – Sugestões de produtos:
Na página de produto é possível sugerir produtos complementares. Isto é, se o consumidor está em uma página que vende tênis, a loja poderá oferecer também um par de meias. Inclua, por exemplo, a frase “compre o tênis junto com a meia e economize 15%”. Ponha um link sobre a frase para que o consumidor consiga comprar junto. Além disso, também dá para inserir caixas com preços de pacotes de produtos com descontos. Assim, o Ticket Médio aumenta.
4 – Copy:
Copy é um texto de vendas recheado de argumentos persuasivos voltados para impulsionar as vendas de um produto. Esse tipo de texto é fundamental na página de produto. Portanto, se você ainda não tem isso na sua loja virtual, comece a providenciar. Para tanto, você pode recorrer a fórmulas copy como a PBMDC. Essas iniciais são a sigla para Promessa, Benefícios, Mecanismo Único, Desejo e Credibilidade, fatores usados para descrever um produto.
5 – Comprar e assinar:
O padrão nas lojas virtuais é inserir na página de produto o botão “Comprar”, que desse modo gera uma compra única. Mas você pode fazer como o e-commerce Empório Quatro Estrelas, que inclui também o botão “Comprar e assinar”. Ou seja, o cliente pode escolher a frequência com que o produto será comprado novamente e enviado para a casa dele, tudo de forma automática. Olha aí, os clientes virando fregueses na sua loja virtual!
MAIS RECURSOS PARA PÁGINA DE PRODUTO
Além dos recursos já mencionados, não esqueça de incluir boas imagens na página de produto. Inclua fotos, infográficos e até vídeos. Tudo isso ajuda o consumidor a tomar uma decisão de compra. Use também emoticons, emojis e ícones para demarcar as características e vantagens de cada item, pois isso melhora a legibilidade da página e converte mais. Inclua ainda os reviews de produtos dos clientes.
Uma boa página de produto também deve ter ficha técnica; múltiplas opções e condições de pagamento; seleção de cores, tamanhos, quantidades e outras características; link para adicionar à lista de presentes; campo para cálculo de frete e muito mais. Inclua estes e outros elementos e não esqueça de fazer o Teste AB para verificar a performance.
Assim que puder clique em “10 recursos de usabilidade para lojas virtuais” e leia um post complementar!