Pagamento móvel é um termo que nomeia os sistemas que permitem que os consumidores possam fazer pagamentos em lojas físicas e em lojas virtuais a partir de qualquer lugar com acesso à internet usando para isso hardwares como smartphones, smartwhatches e computadores em geral.
Também chamados de ewallets, os sistemas de pagamento móvel permitem que o consumidor cadastre seus cartões de crédito e débito e assim possa fazer compras sem precisar de digitar senhas. Isso, por sua vez, proporciona mais agilidade, praticidade e conveniência ao comércio.
Os ewallets podem contar, por exemplo, com QR Code, carteira digital e pagamento por aproximação, entre outros recursos que tornam mais fácil a finalização de compras. Além disso, eles possuem criptografia e leitor biométrico, o que aumenta a segurança.
No e-commerce, o consumidor pode usar esses sistemas para pagar compras diretamente nas lojas virtuais. Mas além disso, quando faz uma compra online local em um mercado ou farmácia, por exemplo, o consumidor também pode fazer o pagamento no momento da entrega usando para isso o recurso da aproximação.
Ademais, um bom sistema de pagamento móvel é ideal para compras recorrentes no e-commerce. Desse modo, você pode usar um ewallet para permitir que seus clientes paguem assinaturas de cestas de alimentos, aulas online, treinamentos em academias e outros produtos e serviços.
5 SISTEMAS DE PAGAMENTO MÓVEL PARA USAR NO E-COMMERCE
Para que o pagamento móvel funcione, tanto o pagador quanto o recebedor precisam ter instalado em seus hardwares o mesmo ewallet. Com efeito, para montar esta lista eu escolhi 5 dos ewallets mais conhecidos. Confira em seguida:
1 – Google Pay
Com o Google Pay os consumidores podem pagar por produtos e serviços em sites, aplicativos e lojas diversas. Não é necessário adicionar fundos, mas apenas um cartão de débito ou de crédito. A tecnologia integra-se com vários apps de mobile banking.
2 – Adyen
Solução de pagamento para comércio unificado, a Adyen aceita pagamentos em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. A ferramenta gera relatórios de fluxo de checkout, o que permite observar vários indicadores de desempenho. Além disso, possui proteção contra fraudes e tokenização, entre outros recursos.
3 – PayPal
No PayPal você pode criar uma conta empresa e receber pagamentos a partir de quase todo o mundo. Esse sistema possui link de pagamento rastreável e permite vender pelas redes sociais, por exemplo. Ele faz checkout transparente e realiza cobranças recorrentes.
4 – Samsung Pay
Esse sistema de pagamento móvel pode ser usado em celulares e até nos smartwhatches da Samsung. Ou seja, os consumidores só precisam aproximar um relógio da máquina de cobrança para finalizar uma compra. Ele conta com as tecnologias Near Field Communication (NFC) e Magnetic Secure Transmission (MST).
5 – Apple Pay
Assim como os demais sistemas, o Apple Pay substitui o dinheiro e cartões físicos por um método de pagamento digital. Ele está integrado a aparelhos como o iPhone, Apple Watch, Mac e iPad, por exemplo. Os consumidores podem cadastrar cartões de débito, crédito, embarque e muito mais.
Muito bem! Acrescente o pagamento móvel ao seu e-commerce e lojas físicas e proporcione assim mais facilidade para os consumidores concluírem as compras. Melhore, dessa forma, a experiência de compras e converta muito mais clientes!
Assim que puder clique em “Gateway de pagamento” é conheça uma tecnologia que viabiliza transações comerciais no e-commerce!