Otimização de e-commerce é o nome dado a um conjunto de ações multidisciplinares que visam fazer com que um comércio eletrônico como o seu aumente o número de clientes e de vendas, e sobretudo amplie o Ticket Médio e o lucro.
Para tanto, mais do que apenas fazer melhorias na área de SEO, a otimização e-commerce pode envolver também a migração para outra plataforma ou o redesign de um layout, por exemplo, entre outras atividades.
Checklist para otimização de e-commerce
As tecnologias, a internet, o setor de e-commerce estão em constante evolução. Por isso, as coisas destes contextos precisam ser atualizadas sempre. Certamente, um descuido nesse aspecto é o suficiente para você perder a atenção dos consumidores. Então, se isso ocorrer, tais consumidores vão obviamente procurar a concorrência.
Sendo assim, observe a seguir uma lista de otimizações que precisam ser realizadas constantemente. Elas poderão melhorar a sua posição no seu nicho de negócios:
• Redesign: redefinição do design da loja virtual para melhorar a taxa de conversão;
• Migração: transferência da loja virtual para uma plataforma e-commerce mais moderna;
• SEO: melhoria da classificação das suas páginas de produtos em sites buscadores;
• Mix: adequação do mix de produtos da sua loja virtual ao seu nicho de negócios;
• Competitividade: análise e adequação do seu modelo de negócios ao mercado;
• Tecnologias: inserção e adaptação de novas aplicações à sua loja virtual;
• Configurações: melhorias em configurações avançadas da sua plataforma;
• Cadeia de valor: melhoria dos seus processos de trabalho e redução de custos;
• Aprendizagem: melhorias no treinamento técnico de colaboradores e funcionários.
Enfim, você pode aperfeiçoar tanto a sua loja virtual quanto as suas formas de divulgação, bem como os seus processos de trabalho, os seus produtos e até mesmo as pessoas que trabalham com você.
Quem realiza a otimização de e-commerce?
No mundo profissional, a otimização de e-commerce que diz respeito aos aspectos técnicos da loja virtual devem ser feitas por trabalhadores do ramo de Front-end e Back-end.
Já o aperfeiçoamento de pessoal e de processos devem ser preferencialmente realizados por quem entende de Administração, Relações Humanas e, é claro, por quem entende da tecnologia que se pretende utilizar.
A otimização das formas de divulgação, entretanto, deve ficar por conta de quem atua nas áreas de Marketing e Marketing Digital.
Não tente dar “chutes” ou colocar amadores para realizar esses serviços. Para ter sucesso com a otimização de e-commerce delegue cada tarefa de melhoria para quem realmente entende delas.