Otimização da conversão: a relação entre produto e preço na sua loja virtual

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8 estratégias de precificação para o seu e-commerce

Ajuste o preço do jeito certo para obter melhor otimização da conversão. Imagem: @vectorjuice
Ajuste o preço do jeito certo para obter melhor otimização da conversão. Imagem: @vectorjuice

No e-commerce, não importa se o negócio está indo bem ou mal, todo mundo quer vender mais. Em outras palavras, quem empreende no ramo procura o tempo todo por formas de otimização da conversão. E uma delas é estipular o preço certo para um produto.

Se o preço for justo e competitivo, então os consumidores optarão por comprar mais na sua loja do que na concorrência. Se, porém, os preços da concorrência forem melhores, então prepare-se para ter baixa taxa de conversão. Por isso, é importante estipular o preço ideal.

Só que colocar preços em produtos parece ser uma tarefa fácil, mas não é. É que se exagerar um pouquinho, você começa a perder vendas para os concorrentes. E, por outro lado, se diminuir o preço demais pode acontecer das vendas não gerarem lucro ou até dar prejuízo.

Portanto, a relação entre produto e preço é um fator crucial no seu e-commerce. Felizmente, existem algumas técnicas e ferramentas que você pode usar para estipular isso do jeito mais adequado possível. Continue lendo e conheça algumas delas!


TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO DA CONVERSÃO COM ESTRATÉGIA DE PREÇOS

A estratégia de preço depende do produto e também do momento. Em dias comuns ela é uma, mas em eventos como a Black Friday é outra. Imagem: @macrovector_official
A estratégia de preço depende do produto e também do momento. Em dias comuns ela é uma, mas em eventos como a Black Friday é outra. Imagem: @macrovector_official

Existem vários tipos de estratégias de preços que você pode usar para otimização da conversão na sua loja virtual. Oito delas foram listadas pelo blog Infoprice, as quais resumo para a sua leitura em seguida. Confira!

  1. Premium: se o seu produto tiver maior qualidade e muito valor agregado, então você poderá vende-lo por um preço acima da média do mercado. É o preço Premium.
  2. Skimming: prática ideal para precificar produtos em desenvolvimento, mas com alta demanda. Deve-se praticar um preço alto no início das vendas para assim financiar os investimentos.
  3. Penetração: se tiver um produto novo, mas ainda desconhecido, procure praticar um preço moderado para capturar uma base de clientes de forma rápida.
  4. Psicológico: compreende usar números quebrados para capturar mais clientes. Isto é, ao invés de estipular um preço de R$ 50,00 usa-se R$ 49,90. Isso causa uma ilusão de preço mais baixo.
  5. Barganha: são promoções que visam a venda de produtos de qualidade com preços mais em conta. Esta estratégia é muito usada em datas como a Black Friday, por exemplo.
  6. Alto: o objetivo aqui é vender produtos de qualidade média com preços altos com o objetivo de obter lucro mais rapidamente.
  7. Baixo: se você tem produtos de baixa qualidade, então venda-os pelos preços mais baixos que puder. A meta é vender em alta quantidade.
  8. Bater e correr: guarde esta estratégia para quando tiver produtos de baixa qualidade. Venda-os por um preço alto para ter vantagem inicial e logo depois saia do mercado.

Teste cada uma destas estratégias na sua loja virtual e verifique qual delas gera melhor conversão.


PRECIFICAÇÃO DINÂMICA NO E-COMMERCE

Precificação dinâmica é o termo que dá nome à ação de correção automática de preços, à qual é feita por um software integrado à plataforma e-commerce. Desse modo, seu e-commerce pode acompanhar as oscilações do mercado e obter melhor taxa de conversão.

Vídeo: precificação automática no e-commerce com o software Precifica

Os softwares de precificação dinâmica podem atualizar preços conforme indicadores internos como margens inferiores e superiores. Além disso, eles também trabalham com indicadores externos, varrendo os sites concorrentes e corrigindo os preços automaticamente.

A estratégia de precificação dinâmica é fundamental para marketplaces e lojas virtuais que contam com milhares de produtos de marcas diferentes, cuja correção manual de preços é praticamente impossível e inviável.

Com efeito, os softwares de precificação dinâmica asseguram que os preços sejam mantidos dentro das suas margens de lucro e levemente abaixo dos preços da concorrência. Eles também dispensam intervenções manuais, equipes extensas e burocracia.

São softwares de precificação dinâmica o Smart Pricing Aquarela e o Precifica, entre outros. Descubra se a sua plataforma e-commerce aceita a integração de algum deles e faça um teste. Logo você verá que a sua taxa de vendas aumentará consideravelmente usando um destes.

Assim que puder clique em “Qual a diferença entre preço e valor no e-commerce” e leia um post complementar.