Ao menos 20 países associados à Organização Mundial do Comércio (OMC) estariam preparando para o setor um acordo mundial, o qual poderá ser apresentado já na próxima reunião da instituição, que ocorrerá no fim de 2017.
De acordo com informações divulgadas pelo site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, esse marco regulatório deverá alinhar de forma planetária os modos de proceder dos envolvidos no ramo em atividades como:
• Acesso à internet
• Infraestrutura
• Proteção ao consumidor
• Proteção ao empreendedor
• Melhorias para pequenas empresas
• Transmissão de dados
• Privacidade
• Segurança
• Transações eletrônicas internacionais
• Localização de servidores
• Reconhecimento de assinaturas digitais
Nos bastidores, o diretor geral da OMC, Roberto Azevêdo, já discute o tema com as cúpulas de grandes empresa que operam na internet e que são cruciais para o e-commerce, tais como o Facebook, Alibaba, Google, eBay, Uber e PayPal.
Com essa investida, espera-se que o comércio eletrônico mundial que movimenta anualmente uma média de dois trilhões de dólares possa crescer ainda mais e aumentar a participação no mercado de varejo que no Brasil, por exemplo, é de apenas 2% (apesar de ter crescido mais de 209% em 7 anos).