O que você precisa saber antes de montar um e-commerce

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Planejamento é uma das fases mais importantes que você precisa entender antes montar um e-commerce. Imagem: @vectorjuice
Planejamento é uma das fases mais importantes que você precisa entender antes montar um e-commerce. Imagem: @vectorjuice

Em 2020, mais de 150 mil lojas virtuais foram abertas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Boa parte delas surgiu por meio da “arte do improviso”. O improviso, porém, não é a melhor forma de montar um e-commerce.

De fato, a maioria dos e-commerces que nascem e atuam no improviso tendem ao fracasso. Para você ter uma ideia, um estudo do Sebrae com um grupo de empresas expôs que as que planejaram ao longo de 11 meses sobreviveram mais do que as que o fizeram por só 8 meses.

Por isso, um dos maiores cuidados que você precisa ter antes de montar um e-commerce é com a fase de planejamento. Mas não é só isso. Neste post, eu apresento 10 coisas que você precisa saber antes de dar o pontapé inicial no seu negócio. Continue lendo e fique por dentro!

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE MONTAR UM E-COMMERCE

Se você está pensando em criar um negócio digital agora, então atente para alguns detalhes que apresentarei em seguida, os quais podem fazer a diferença. Antes de montar um e-commerce você precisa saber que ao longo do processo de desenvolvimento será necessário:

01 – Ter uma ideia de negócio:

O que você quer vender no e-commerce? Você já tem algo com o qual trabalha e domina? Em caso positivo, você poderá começar por aí. Mas em caso contrário, procure na web por projetos de e-commerce que possam lhe ajudar a pensar e se inspirar.

Nesta primeira etapa, procure também ler tudo o que puder sobre e-commerce. Acesse blogs e leia os livros mais recentes sobre o assunto. Aproveite para ler informações sobre empreendedorismo e sobre o setor e os produtos com os quais pretende trabalhar.

02 – Fazer um planejamento:

Quando já souber o bastante sobre empreendedorismo, sobre os produtos e sua área de negócios, então comece a planejar. Primeiramente, faça um rascunho. Use ferramentas como o Business Model Canvas, que lhe permite criar um quadro geral sobre o seu e-commerce.

O seu planejamento oficial, contudo, deverá ser feito por meio de um documento chamado Plano de Negócios. O Sebrae tem uma cartilha e um software de Plano de Negócios, que recomendo utilizar. Crie assim as linhas gerais da sua empresa e-commerce.

03 – Obter o capital inicial:

Agora que já está tudo planejadinho, comece a buscar a ajuda de investidores. Eles vão injetar capital inicial no seu negócio para que você possa desenvolver a loja virtual, obter um estoque, contar com capital de giro e começar a vender.

No Brasil atual, estão na moda os chamados “investidores anjo”, que nada mais são do que pessoas físicas com capital próprio. Mas você também poderá empreender ao modo “bootstrap”, isto é, com dinheiro do próprio bolso, se assim desejar.

04 – Abrir uma empresa:

Se você quiser ter um e-commerce, obviamente terá que abrir uma empresa. Só assim é que poderá contar com um CNPJ, com o qual poderá emitir notas fiscais e cobrar legalmente os clientes inadimplentes.

Há vários tipos de empresas que você pode abrir, tais como MEI ou Eireli, por exemplo. Neste ponto, é importante contar com o suporte de um escritório de contabilidade, que fará o enquadramento mais adequado para o seu caso.

05 – Desenvolver uma loja virtual:

A criação de uma loja virtual começa com a escolha de uma plataforma e-commerce. Esse sistema também permite gerenciar o seu comércio digital. Além disso, com ele você pode integrar uma loja virtual a diferentes marketplaces ou criar o seu próprio marketplace.

Há vários tipos de plataformas como as monolíticas e as headless commerce. As primeiras contam com sistemas integrados e engessados, e portanto são mais baratas. As segundas, porém, permitem fazer integrações infinitas via API e, por isso, são mais versáteis e mais caras.

06 – Fazer a divulgação:

Com a loja virtual pronta, você deverá investir em Marketing. As formas mais comuns de se fazer isso são o Marketing de Conteúdo e os links patrocinados para e-commerce. Com isso, você poderá atrair visitantes e depois transformá-los em clientes.

Nesta fase, você também poderá trabalhar com o Marketing de Performance, se desejar. Com ele é possível analisar como os consumidores interagem com os seus anúncios e com as suas páginas de vendas, e logo depois fazer as otimizações que lhe garantirão mais vendas.

07 – Entregar:

A entrega do produto ao cliente é uma etapa crucial do seu comércio eletrônico. Se algo der errado aqui, você certamente terá muitas reclamações e problemas para resolver, o que impactará negativamente no seu negócio como um todo.

Sendo assim, você deve investir em sistemas de gestão de entregas e em bons gateways de frete. Isso lhe permitirá oferecer várias opções de entrega aos clientes e acompanhar todo o processo de envio com praticidade.  

08 – Realizar o pós-venda:

Pós-compra é como você trata os seus clientes depois que estes fazem uma compra. Se você trata-los bem, eles voltarão para comprar mais. Do contrário, além de não voltarem, eles se encaminharão para a loja do seu concorrente. Ou seja, um pesadelo, não é?

Para realizar um bom pós-compra, você deve informar com clareza a data de entrega, oferecer vários canais de atendimento, tratar os clientes com respeito, solicitar feedback e ofertar produtos complementares, entre outras ações pertinentes.

09 – Treinar os colaboradores:

Se os seus funcionários forem mal treinados, logo você começará a perder tempo e dinheiro. Falta de treinamento gera erros de processo, e esses erros costumam aumentar de tamanho com o tempo, podendo até causar danos irreversíveis para a sua empresa.

Dessa maneira, se você tiver muitos funcionários, então é bom criar um departamento de treinamento técnico, que ficará responsável por atualizar a sua equipe todos dos dias por meio de diálogos, palestras, cursos, etc.

10 – Otimizar:

A melhoria contínua é algo que deve constar entre os valores do seu comércio eletrônico. É que este meio muda muito rápido e se você não evoluir junto, tudo pode ficar obsoleto em um piscar de olhos.

Então, é importante observar as novas tecnologias e tentar implementá-las. Se, por exemplo, uma plataforma monolítica está travando o seu trabalho, então é hora de começar a usar uma headless commerce e dar um salto de qualidade. Percebe? Você precisa otimizar sempre.

CONCLUSÃO: O QUE FAZER ANTES DE MONTAR UM E-COMMERCE

Fuja da tentação de montar um e-commerce por meio do improviso, que é como faz a maior parte dos brasileiros que tentam criar um negócio digital. Ao invés disso, estude primeiro, faça um bom planejamento e adquira os recursos para a empreitada.

Vídeo: recursos para e-commerce

Só depois disso é que você estará apto para se lançar ao mercado, abrir uma empresa e uma loja virtual. Decerto, com um planejamento detalhado, sem pressa, você poderá executar suas ideias com muito mais confiança e obter o sucesso esperado com mais facilidade.

Assim que puder clique em “Recursos para e-commerce” e leia um post complementar.