
SEO White hat (chapéu branco, em português) é um termo que qualifica as boas práticas voltadas à indexação e classificação de sites (como a sua loja virtual e blog e-commerce, por exemplo) em motores de buscas como o do Bing, Yahoo e Google.
Esse termo passou a existir na história para oferecer oposição às chamadas técnicas black hat (chapéu preto), que são más práticas que visam burlar as regras dos buscadores para posicionar posts nas primeiras posições e, assim, obter mais visitas em um site.
Basicamente, a diferença entre as técnicas de chapéu branco e chapéu preto são:
Black hat:
O principal objetivo é posicionar artigos nas primeiras posições dos motores de buscas e, desse modo, obter mais audiência para o site.
White hat:
O objetivo é oferecer soluções para as dores e desejos dos usuários o que, por consequência, gera relevância e audiência para o site.
Não sei se você conseguiu perceber a ideia essencial de cada um desses conjuntos de técnicas. Se não, vou explicar de modo mais simples. Black hat é preocupação consigo próprio enquanto que white hat é doação e preocupação com os outros.
Assim que puder leia também:
No artigo “Como as técnicas SEO black hat desestabilizam o seu e-commerce” você poderá ler algumas manobras de “chapéu preto” que jamais deverá utilizar em sua loja virtual. E, a seguir, apresento algumas regras fundamentais para white hat SEO, confira:
Trabalhe com uma Buyer Persona:
Todo o conteúdo que você produzir para o seu blog e páginas de produtos da sua loja virtual deve levar em consideração o oferecimento de respostas e soluções para os desejos e dúvidas e aplacar os medos da sua Buyer Persona.
Produza conteúdo original:
Além de ser relevante para a sua Buyer Persona, o conteúdo precisa e deve ser totalmente original. Para obter essa originalidade, use o método de 5 fases descrito no post “8 dicas magistrais para criar conteúdo SEO para e-commerce”.
Atualize periodicamente:
Gere conteúdo para o seu blog e-commerce regulamente e atualize as páginas de produtos da sua loja virtual com novas abordagens, vídeos, imagens, infográficos, tudo o que puder ajudar o seu consumidor.
A conclusão que podemos tirar desse artigo é que antes de trabalharmos com SEO é preciso esquecer um pouco da nossa sobrevivência e pensar mais na sobrevivência dos outros (dos consumidores). Se pudermos ajudá-los, a recompensa virá.