O que são produtos de etiqueta branca?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as vantagens de vender produtos de marca branca!

Produtos de etiqueta branca são produtos genéricos nos quais você pode imprimir a sua marca e revender. Imagem: @rawpixel.com
Produtos de etiqueta branca são produtos genéricos nos quais você pode imprimir a sua marca e revender. Imagem: @rawpixel.com

Produtos de etiqueta branca, também chamados de produtos de marca branca, é como são chamados os produtos fabricados e vendidos de forma genérica para outras empresas que, por suas vezes, inserem neles as suas respectivas marcas e os comercializam aos consumidores finais.

Em outras palavras, um produto de marca branca sai da fábrica sem nenhuma marca, isto é, metaforicamente com uma “etiqueta branca”. Com efeito, ao chegar na sede do revendedor, este imprime a sua própria marca ao produto e, depois, o revende no varejo.

O café, por exemplo, é considerado um produto de etiqueta branca. Muitos revendedores compram os grãos ou o pó de café do mesmo produtor e, em seguida, empacotam tudo, cada qual com as embalagens contendo o seu branding. Os consumidores, enfim, acham que são produtos diferentes, mas é só a embalagem que muda.

LISTA DE PRODUTOS DE MARCA BRANCA

Além do café, podem ser considerados produtos de etiqueta branca os cereais, os iogurtes e o leite. Legumes congelados ou enlatados, saladas embaladas e frutos secos também. E mais, os vinhos, os refrigerantes, os doces e os pães.

A lista é longa e inclui, ainda, os produtos de limpeza, as fraldas e as maquiagens. Não se pode esquecer das águas engarrafadas, do leite em pó, das especiarias e dos produtos de higiene. Os cosméticos, as roupas de ginástica e os acessórios para celulares, entre outros, entram na lista.

Como se pode observar, qualquer produto que possa ser considerado genérico é um potencial produto de marca branca. E sendo assim, você pode comprá-lo de um fornecedor, inserir nele a sua marca e revendê-lo para o público final.

Vídeo: saiba qual a importância da fotografia de produto no e-commerce!

VANTAGENS

São várias as vantagens de trabalhar com produtos de marca branca no e-commerce. A primeira delas é que você se livra dos custos de desenvolvimento e produção. Ou seja, basta comprar o produto genérico de um fornecedor e pronto.

Outra vantagem é que, com um bom Marketing, é possível valorizar o produto e vendê-lo por um bom preço. Como o produto é o mesmo que o dos seus concorrentes, o que ganha a corrida é o Marketing. Então, quanto melhor a sua publicidade, mais valor você poderá agregar ao produto.

Com isso, enfim, pode-se criar um e-commerce com um mix de produtos variados e com a sua marca. Imagine, por exemplo, uma loja virtual de cereais, todos com o seu logotipo. Você pode expandir seu mix de produtos sem precisar fabricar absolutamente nada.

Assim que puder clique em “Garantia de produto” e saiba qual o impacto disso no e-commerce!