Do inglês, KPI é a sigla para Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho). Trata-se de um tipo de medidor de atuação de uma empresa frente a um determinado objetivo.
As KPIs são, contudo, diferentes das metas comuns, pois envolvem os quesitos mais consideráveis de um projeto. Isto é, enquanto as metas comuns levam em conta indicadores esparsos, as KPIs vão direto ao ponto e servem para medir o que é mais importante.
Como exemplo, digamos que você e sua equipe e-commerce tenham como meta aumentar o Ticket Médio dos consumidores da sua loja virtual. Nesse caso, pode-se expressar a KPI da seguinte forma:
“Fazer com que ao menos 70% dos consumidores da loja comprem 15% mais do que o habitual”.
Para atingi-la, talvez seja necessário criar metas menores como:
– Aumentar as ofertas cross-selling em 5%
– Aumentar as ofertas upselling em 10%
Ao observar uma KPI como a mencionada anteriormente (bem como as suas submetas), a primeira coisa que se nota é que elas são quantificáveis. Em outras palavras, ou a sua equipe bate/alcança os números ou o objetivo não será concluído e o seu e-commerce não crescerá ou terá prejuízo.
Mas além de permitir que os administradores de um e-commerce criem metas quantificáveis para os quesitos chave do negócio, as KPIs também possibilitam:
– Medir o desempenho e corrigir estratégias ao longo de um projeto;
– Obter maior engajamento dos colaboradores em torno de um objetivo;
– Motivar os colaboradores – com recompensa – para o cumprimento da meta;
– Auxiliar os administradores a tomarem decisões;
– Expressar a eficiência das campanhas de Marketing Digital;
– Apontar a eficiência das campanhas de vendas;
– Expor a eficiência do atendimento aos clientes.
É possível criar KPIs para uma determinada hora, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, biênio, quinquênio, década, etc. Obviamente, as metas mais distantes servirão apenas como base e poderão ser modificadas ao longo do tempo pela equipe de administração.
A maior importância das KPIs para um e-commerce como o seu é que elas podem orientar de uma forma precisa e mensurável os projetos de melhoria e de crescimento do seu e-commerce e evitar, assim, a administração baseada na imprecisa e duvidável “Achologia”.