Clubes de assinaturas são lojas virtuais nas quais os e-consumidores podem assinar um serviço de entrega semanal, mensal, bimestral ou outro período de um determinado produto ou de uma cesta de produtos.
Um exemplo de comércio eletrônico do tipo é o VeggieBox sobre o qual já comentei no artigo “Empresa faz sucesso com e-commerce vegano por assinatura”, que muitos empreendedores e-commerce adoraram ler.
Para quem pretende abrir uma loja virtual para comercializar produtos assim, por assinatura, as vantagens são as seguintes:
– Fidelização
O público que realiza uma assinatura o faz por um longo período e, se o produto realmente for bom, a possibilidade de renovação da assinatura é igualmente grande.
– Estoque previsível
Quando você sabe quantos e quanto os seus e-consumidores vão consumir é mais fácil ajustar a quantia de produtos do seu estoque e evitar perdas de mercadorias e perdas de espaço e tempo de alocação.
– Lucro recorrente
Prever o lucro e com uma precisão quase exata é uma situação que alivia o peso nos ombros dos administradores e-commerces, que precisam dos recursos econômicos para cumprir obrigações de todos os tipos.
Além disso, ao criar um clube de assinatura e contar com uma previsão de lucro em longo prazo é possível planejar ações como treinamentos de colaboradores, compras de tecnologias e investimentos financeiros, entre outras, com mais tranquilidade.