O que são canais alternativos de vendas no e-commerce?

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Saiba como ir além do carrinho virtual

O que são canais alternativos de vendas no e-commerce

O principal canal de vendas de uma loja virtual é a página que contém as informações do produto e o botão “comprar”, que conduz o consumidor ao carrinho virtual e ao pagamento. Mas e os canais alternativos, quais são?

Há muitos canais alternativos de vendas no e-commerce e agora vou lhe apresentar alguns deles, observe:

– Programa de afiliados

Sistema em que afiliados cadastrados divulgam nos sites deles os banners e links dos produtos da sua loja virtual em troca de uma comissão que é paga toda vez que uma venda é concluída. São sistemas de afiliados o Hotmart, o Afilio, o Zanox, etc. Lojas como a Livraria Cultura, por exemplo, têm o seu próprio programa de afiliados e nada impede que você tenha o seu.

– CRM + e-mail + telefone

Sigla inglesa para Customer Relationship Management, um software CRM permite gerenciar e apresentar propostas de vendas mais personalizadas (via e-mail ou telefone) para os leads, prospects, suspects, clientes e fregueses que fizeram uma visita a uma determinada página da sua loja virtual, mas não compraram ou abandonaram o carrinho.

– Redes sociais

Os clientes podem lhe chamar inbox em redes sociais como o Facebook ou Twitter e, aí, você também pode fechar vendas. Basta adequar as propostas de valor do seu produto aos desejos do cliente e combinar uma forma de pagamento.

– Chat

Chat é um aplicativo para sites e lojas virtuais, o qual abre uma janela de diálogo online entre o internauta visitante e um vendedor, o qual poderá tirar dúvidas e, se tiver a liberdade, até fechar uma venda. Muitas lojas virtuais usam essa alternativa, inclusive a DELL.

– Loja física

Uma loja física integrada a uma loja virtual aumenta a credibilidade do negócio e proporciona a chance de vender mais. Alguns sites e-commerce fornecem a possibilidade de o cliente comprar na loja virtual e ir buscar o produto em uma loja física mais próxima de sua casa.

Com certeza, há outros canais além destes e do carrinho de compras virtual que você poderá usar para vender mais e aumentar o faturamento do seu comércio eletrônico. Planeje, faça testes e selecione aqueles que lhe proporcionarem os melhores resultados.