Mais de 3 mil empreendedores(as) brasileiros(as) têm procurado saber mensalmente na web o que é WhatsApp Business, WhatsApp para empresas ou WhatsApp para negócios. Se você é um(a) deles(as), pois então reserve 5 minutinhos para ler este post e ficar por dentro deste assunto.
O WhatsApp Business é um app mensageiro que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com Android ou iOS a partir da Google Play ou App Store. Com ele pode-se criar uma conta comercial para dialogar com seus consumidores e fechar vendas com facilidade.
Descubra neste artigo o potencial deste aplicativo para pequenas empresas como a sua. Conheça a importância de incluir links e botões do WhatsApp Business em posições estratégicas da sua loja virtual. Entenda como é possível converter mais com a ajuda deste app. Avante!
Acesse e leia também o artigo “Google Meu Negócio”. Compreenda, desse modo, quais são as vantagens de usar este recurso no comércio eletrônico e omnichannel.
O QUE É WHATSAPP BUSINESS E QUAIS SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES?
De acordo com definição do proprietário, “WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download e desenvolvido especialmente para os donos de pequenas empresas”. Nós da agência e-commerce e-Plus acrescentamos que dentre estas pequenas empresas podem ser inclusas as lojas virtuais como a sua, integradas ou não a outros canais de vendas.
Para esses tipos de negócios, o WhatsApp Business conta com funções como:
- Perfil comercial com descrição e dados de contato da sua empresa;
- Catálogo para exibição de produtos;
- Troca de mensagens em território nacional e internacional com seus consumidores;
- Criação de respostas prontas para agilização do atendimento aos consumidores;
- Reutilização de mensagens frequentes para aumentar a rapidez no atendimento;
- Uso de mensagens automáticas como saudações ou motivos de ausência;
- Conversas em grupo com consumidores e clientes;
- Leitura de mensagens off-line;
- Integração com WhatsApp Web;
- Envios de arquivos de mídia;
- Organização de contatos com marcadores;
- Automatização de atividades;
- Conferência de estatísticas de mensagens.
Ademais, este app pode ser utilizado por médias e grandes empresas via API. Dessa maneira, essas corporações podem desenvolver no ambiente do WhatsApp soluções de comunicação mais eficientes com consumidores de todo o planeta.
Já para o comércio eletrônico, o WhatsApp pode auxiliar lojistas virtuais como você a assessorar consumidores indecisos, entre outros benefícios. Continue lendo e saiba mais sobre isso!
IMPORTÂNCIA DESTE APP MENSAGEIRO NO E-COMMERCE
O WhatsApp Business pode ser incluso em lojas virtuais via links e botões. As lojas online desenvolvidas pela agência e-Plus geralmente contam com este recurso. Observe, por exemplo, como um acesso ao app foi integrado nas lojas Empório Quatro Estrelas e Utilplast.
Desse modo, os consumidores que estão visitando essas lojas online e que têm dúvidas sobre produtos, serviços, procedimentos, etc., podem clicar no botão ou link, o que lhes conduzirá para um chat dentro do WhatsApp Business.
Assim, o seu atendente de e-commerce e/ou vendedor e-commerce poderá tirar as dúvidas dos consumidores. Isso certamente lhe ajudará a fechar mais vendas e aumentar os lucros da sua empresa.
Você sabia que, no Brasil, a cada 100 visitantes de uma loja virtual apenas 1 compra? O que acontece com os outros 99? Por que eles saem sem comprar? Bem, boa parte deles abandona a loja porque teve dúvidas e objeções que não foram respondidas.
Mas com o WhatsApp Business será possível dar suporte para estes consumidores e assim aumentar a conversão. E mais do que isso, com este app você poderá organizar os consumidores por grupos e perfis e lhes enviar anúncios segmentados para páginas de vendas do seu site e-commerce. Isso não é o máximo?
Acesse e leia também o post “Facebook para empresas”. Aprenda, assim, a divulgar sua loja virtual na maior rede social do mundo.