O que é WhatsApp Business e como usá-lo no e-commerce?

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Conheça as principais funções deste app mensageiro voltado para pequenas empresas!

WhatsApp Business pode ser usado com o objetivo de aumentar a conversão de vendas no comércio eletrônico
WhatsApp Business pode ser usado com o objetivo de aumentar a conversão de vendas no comércio eletrônico

Mais de 3 mil empreendedores(as) brasileiros(as) têm procurado saber mensalmente na web o que é WhatsApp Business, WhatsApp para empresas ou WhatsApp para negócios. Se você é um(a) deles(as), pois então reserve 5 minutinhos para ler este post e ficar por dentro deste assunto.

O WhatsApp Business é um app mensageiro que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com Android ou iOS a partir da Google Play ou App Store. Com ele pode-se criar uma conta comercial para dialogar com seus consumidores e fechar vendas com facilidade.

Descubra neste artigo o potencial deste aplicativo para pequenas empresas como a sua. Conheça a importância de incluir links e botões do WhatsApp Business em posições estratégicas da sua loja virtual. Entenda como é possível converter mais com a ajuda deste app. Avante!

Acesse e leia também o artigo “Google Meu Negócio”. Compreenda, desse modo, quais são as vantagens de usar este recurso no comércio eletrônico e omnichannel.


O QUE É WHATSAPP BUSINESS E QUAIS SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES?

App conta com marcadores que ajudam a organizar contatos e bate-papos
App conta com marcadores que ajudam a organizar contatos e bate-papos

De acordo com definição do proprietário, “WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download e desenvolvido especialmente para os donos de pequenas empresas”. Nós da agência e-commerce e-Plus acrescentamos que dentre estas pequenas empresas podem ser inclusas as lojas virtuais como a sua, integradas ou não a outros canais de vendas.

Para esses tipos de negócios, o WhatsApp Business conta com funções como:

  • Perfil comercial com descrição e dados de contato da sua empresa;
  • Catálogo para exibição de produtos;
  • Troca de mensagens em território nacional e internacional com seus consumidores;
  • Criação de respostas prontas para agilização do atendimento aos consumidores;
  • Reutilização de mensagens frequentes para aumentar a rapidez no atendimento;
  • Uso de mensagens automáticas como saudações ou motivos de ausência;
  • Conversas em grupo com consumidores e clientes;
  • Leitura de mensagens off-line;
  • Integração com WhatsApp Web;
  • Envios de arquivos de mídia;
  • Organização de contatos com marcadores;
  • Automatização de atividades;
  • Conferência de estatísticas de mensagens.

Ademais, este app pode ser utilizado por médias e grandes empresas via API. Dessa maneira, essas corporações podem desenvolver no ambiente do WhatsApp soluções de comunicação mais eficientes com consumidores de todo o planeta.

Já para o comércio eletrônico, o WhatsApp pode auxiliar lojistas virtuais como você a assessorar consumidores indecisos, entre outros benefícios. Continue lendo e saiba mais sobre isso!


IMPORTÂNCIA DESTE APP MENSAGEIRO NO E-COMMERCE

O WhatsApp Business pode ser incluso em lojas virtuais via links e botões. As lojas online desenvolvidas pela agência e-Plus geralmente contam com este recurso. Observe, por exemplo, como um acesso ao app foi integrado nas lojas Empório Quatro Estrelas e Utilplast.

Loja Empório Quatro Estrelas com botão WhatsApp no canto inferior esquerdo
Loja Empório Quatro Estrelas com botão WhatsApp no canto inferior esquerdo

Desse modo, os consumidores que estão visitando essas lojas online e que têm dúvidas sobre produtos, serviços, procedimentos, etc., podem clicar no botão ou link, o que lhes conduzirá para um chat dentro do WhatsApp Business.

Assim, o seu atendente de e-commerce e/ou vendedor e-commerce poderá tirar as dúvidas dos consumidores. Isso certamente lhe ajudará a fechar mais vendas e aumentar os lucros da sua empresa.

Você sabia que, no Brasil, a cada 100 visitantes de uma loja virtual apenas 1 compra? O que acontece com os outros 99? Por que eles saem sem comprar? Bem, boa parte deles abandona a loja porque teve dúvidas e objeções que não foram respondidas.

Mas com o WhatsApp Business será possível dar suporte para estes consumidores e assim aumentar a conversão. E mais do que isso, com este app você poderá organizar os consumidores por grupos e perfis e lhes enviar anúncios segmentados para páginas de vendas do seu site e-commerce. Isso não é o máximo?

Acesse e leia também o post “Facebook para empresas”. Aprenda, assim, a divulgar sua loja virtual na maior rede social do mundo.