Venda guiada é o nome dado ao modo de comercialização de produtos em lojas virtuais que emprega perguntas automáticas com o objetivo de ajudar o consumidor a tomar uma decisão complexa de compra.
Como exemplo, suponhamos que você possua uma loja virtual de computadores e que queira aplicar nela um sistema de venda guiada. Nesse caso, é possível perguntar ao seu consumidor no momento em que ele chega à sua home page:
• Muito bem, então você quer um computador novo? Qual a sua prioridade?
Na sequência, sua loja virtual deve apresentar alternativas de respostas, tais como estas:
a. A prioridade é trabalhar
b. A prioridade é jogar
c. A prioridade é navegar na internet
d. A prioridade é usar as redes sociais
e. A prioridade é estudar
Digamos que o consumidor tenha respondido “alternativa ‘a’”. Se assim for, a sua loja virtual deve lançar outra pergunta na sequência a fim de especificar melhor o uso. Exemplo:
• Qual o seu tipo de trabalho?
Na sequência a loja deve fornecer alternativas para a escolha do consumidor:
a. Eu trabalho em escritório com planilhas e rotinas administrativas
b. Eu trabalho com design de sites e formatos para internet
c. Eu trabalho com programação
d. Eu trabalho com desenho e design gráfico
Se o consumidor assinalar a “alternativa ‘d’”, por exemplo, daí a sua loja virtual deve apresentar os modelos de computadores que mais combinam com esse tipo de atividade.
Como aplicar a venda guiada à sua loja virtual?
O primeiro passo para aplicar a venda guiada ao seu e-commerce é realizar um estudo sobre como os seus consumidores procuram pelos seus produtos. Isso lhe ajudará a criar as perguntas adequadas para o processo automático.
Depois, você precisará contar com uma plataforma e-commerce que lhe permita implantar e administrar o modo de venda guiada com praticidade e que forneça a escalabilidade necessária para os dias mais intensos de vendas como os da Black Friday, por exemplo.
Quais as vantagens da venda guiada para o seu e-commerce?
O modo de venda guiada tem potencial para:
• Auxiliar seu consumidor automaticamente, o que dispensa a assistência de um vendedor humano em casos de produtos que requerem decisões complexas;
• Compreender as necessidades do consumidor, o que gera fidelização, ao passo que os consumidores que passam por essa experiência poderão recomendar sua loja e voltar para comprar outros produtos no futuro;
• Ao oferecer os produtos certos para cada consumidor, você reduz as chances de o consumidor vir a devolver o produto porque não era o que ele estava procurando.
Use a venda guiada para ajudar os visitantes da sua loja virtual a tomarem a decisão de compra mais certeira possível, de modo que não precisem fazer substituições ou complementações no futuro, e veja as conversões aumentarem.