V-commerce é a abreviatura de Vídeo Commerce que, por sua vez, trata-se da produção de vídeos descritivos, informativos, promocionais e educativos acerca dos produtos e serviços que você comercializa em sua loja virtual.
De acordo com estudo realizado pela eMarketer, cerca de 86% dos brasileiros que têm acesso à internet costumam assistir vídeos online, o que revela o potencial do V-commerce para comércios eletrônicos como o seu.
Em outras palavras, uma loja virtual que possui um canal de vídeos pode vender muito mais e ir muito mais longe do que os concorrentes. Um exemplo disso é a TV Shoptime. Para você ter uma ideia, a loja Shoptime pertence à B2W Digital, que é a primeira entre as “10 maiores empresas de e-commerce do Brasil”.
Para você que se interessou por esse tema, saiba que já publiquei aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus vários artigos sobre como produzir e trabalhar com vídeos no e-commerce. Clique nos links a seguir e leia-os assim que puder:
– Como fazer vídeo marketing no e-commerce:
Exponho alguns tipos de vídeos e mostro como você pode cria-los.
– Como criar um canal de vídeos no YouTube:
Apresento um passo a passo para criar o canal e abordo o potencial do recurso.
– Como criar conteúdo SEO para o seu canal de vídeos e-commerce no YouTube?:
Discorro sobre como criar vários tipos de conteúdo e indexação SEO básica.
– 7 técnicas SEO para os vídeos do seu canal e-commerce:
Abordo a indexação SEO de forma mais intensa que no artigo anterior.
Para tudo o que se faz no e-commerce é bom realizar um planejamento antes. Por isso, aconselho que você visite os canais de vídeos de outras lojas virtuais como tarefa inicial para começar a planejar o seu.
Na sequência, desenvolva o projeto em nível experimental, faça testes, crie protótipos de vídeos, de design da interface, etc. Colha depoimentos, aprimore e, só depois, faça o lançamento oficial do canal de vídeos da sua loja virtual.