User Experience (UX) ou, em português, Experiência do Usuário, é um conceito usado em Marketing para definir a maneira como um consumidor utiliza um produto ou serviço (seja ele grátis ou pago).
O grau de facilidade com que se usa um produto ou serviço, por sua vez, é denominado “usabilidade”. Assim, quanto más fácil for a usabilidade, melhor é também a Experiência do Usuário.
A UX está contida dentro da Customer Experience (CX), a qual define as impressões, vivências e atividades tidas e/ou realizadas por um consumidor nos momentos em que o mesmo se conecta com os diversos canais do seu negócio e-commerce.
No universo e-commerce, a UX compreende (além da usabilidade):
– Os aspectos visuais do Design de um produto ou loja virtual;
– Os aspectos interativos do Design de um produto ou loja virtual;
– As características da arquitetura da informação de uma loja virtual;
– Os recursos de pesquisa destinados aos usuários de um site e-commerce;
– A estratégia de conteúdo de uma loja virtual e seu blog e-commerce.
Melhorar a UX da loja virtual ou dos produtos que você comercializa dentro dela é importante porque isso lhe permitirá aumentar as suas vendas e o seu Ticket Médio.
Um dos exemplos mais emblemáticos de otimização da UX é o que descrevo no artigo “Quando um botão faz toda a diferença do Design e-commerce”, no qual conto como uma empresa aumentou o faturamento anual em 300 milhões de dólares com uma simples mudança em sua interface.
Contudo, não é apenas a usabilidade da sua loja que deve ser boa, mas também a usabilidade dos seus produtos. Se a UX com a loja e com os produtos for boa, os consumidores sempre voltarão para comprar mais.