Mobile Friendly (Amigável para Celular, em português) é o termo que denomina os sites e páginas web que são ajustados para encaixar com perfeição e para oferecerem ótima usabilidade nos diferentes tipos e tamanhos de telas dos dispositivos móveis.
Um site Mobile Friendly pode abarcar:
– Uma simples squeeze page ou landing page;
– Um site corporativo;
– Uma loja virtual ou site e-commerce;
– Um blog e-commerce.
Fora a melhor User Experience para os usuário de tecnologias móveis, os sites Mobile Friendly são melhor classificados nos resultados de pesquisas do maior motor de buscas da atualidade, o Google.
Para saber se a sua loja virtual é Mobile Friendly e ter uma ideia do que fazer para otimizá-la neste sentido, recomendo que você leia o artigo “5 dicas de otimização da sua loja virtual ao índice Mobile First do Google”, no qual apresento 5 testes de fácil aplicação que analisam e expõem um relatório de melhorias para você.
Além de proporcionar uma classificação melhor nos resultados de buscas do Google, uma loja virtual Mobile Friendly pode gerar outras vantagens, tais como:
– Maior público-alvo: os acessos à internet são cada vez menos feitos a partir de desktops e cada vez mais a partir das tecnologias móveis;
– Mais velocidade: conteúdos e códigos Front-end gerados para sites mobiles são mais concisos e leves e, por isso, oferecem mais agilidade aos consumidores;
– Mais compartilhamentos: brasileiros adoram usar redes sociais via tecnologias móveis e os sites Mobile Friendly facilitam o compartilhamento de produtos e posts da sua loja virtual e blog e-commerce.
Por fim, os sites Mobile Friendly podem empregar promoções com geolocalização para melhorar as vendas em lojas físicas e em lojas virtuais. Na prática, você cria anúncios da sua loja física, os quais serão apresentados para os usuários de dispositivos móveis mais próximos e, de quebra, divulga o seu site e-commerce.