O que é tráfego qualificado?

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Saiba como preparar os visitantes da sua loja online e torna-los aptos para as compras!

Tráfego qualificado é aquele que se constitui de consumidores online com real potencial de fazer uma compra no seu site de comércio. Imagem: @roseriodionova
Tráfego qualificado é aquele que se constitui de consumidores online com real potencial de fazer uma compra no seu site de comércio. Imagem: @roseriodionova

No e-commerce, tráfego qualificado é aquele formado por visitantes online que estão alinhados com as propostas de valor de um determinado produto à venda em uma loja virtual como a sua, que demonstram interesse, e que estão dispostos a comprar e a descobrir como usar o item.

No Brasil, estima-se que só 1% das pessoas que entram em um e-commerce fazem uma compra. Isto é, a conversão de vendas ocorre 1 a cada 100 vezes. Nas 99 vezes restantes, em muitos casos as pessoas não estão prontas para comprar. Em outras palavras, elas não estão qualificadas o suficiente e, por isso, a conversão não acontece.

O tráfego qualificado, portanto, é importante porque ele ajuda a aumentar as vendas da sua loja virtual. De fato, quanto mais consumidores alinhados e interessados nos seus produtos entrarem no seu e-commerce, mais clientes você conseguirá fazer.

Com efeito, neste aspecto, você como gerente de e-commerce pode agir em duas frentes. Na primeira delas atraindo mais tráfego qualificado e na segunda qualificando o tráfego que chega aos seus canais de e-commerce. Pois confira adiante como fazer essas duas coisas!

COMO ATRAIR TRÁFEGO QUALIFICADO NO E-COMMERCE

Existem vários meios de adquirir tráfego para o seu e-commerce. Por exemplo, há os modos orgânico, pago, social, via E-mail Marketing, o tráfego de referência e o direto. Seja como for, em qualquer um deles, você precisa captar os visitantes da forma correta.

Mas se simplesmente atrair o tráfego sem se preocupar em separar o joio do trigo, seu e-commerce fatalmente cairá na taxa de conversão de 1%, o que é pouco. Então, o ideal é usar estratégias que lhe ajudem a captar apenas o público que pode ter interesse nos seus produtos.

O primeiro passo para fazer isso é gerar uma persona, isto é, um arquétipo do que representa toda ou uma parcela do seu público-alvo. É nesta persona que você deverá mirar seus esforços de Marketing. Ao atrair pessoas semelhantes à persona, você estará atraindo tráfego qualificado.

COMO QUALIFICAR O TRÁFEGO NO SEU E-COMMERCE

Mesmo que você esteja atraindo público semelhante à persona é sempre bom criar condições para educar esse público e conduzi-lo assim para as compras. É aqui que entram recursos como a captação de leads e a nutrição de leads.

Captação de leads é o nome dado para a ação de transformar um visitante comum em um assinante do seu E-mail Marketing. Já a nutrição de leads é o envio automático de mensagens periódicas para os assinantes da lista. Essa mensagens visam educar os leads, isto é, qualifica-los para as compras.

Para lhe ajudar neste processo, você pode usar ferramentas como a Lead Scoring, que pontua e identifica quais leads estão mais próximos de fazer uma compra. E use também a Lead Tracking, que monitora as visitas e o comportamento dos consumidores na sua loja virtual.

https://youtu.be/LYDFvYXtTY0
Vídeo: classificando leads com a ferramenta Lead Scoring

Ambas essas ferramentas fazem parte da RD Station, uma plataforma de automação de Marketing que nós da Agência e-Plus usamos para monitorar os leads dos nossos clientes do e-commerce. Elas ajudam a monitorar e qualificar os leads, aumentando sua taxa de conversão.

Assim que puder clique em “Tráfego para site” e descubra várias formas de obter mais visitas no seu e-commerce!