No e-commerce, Thank You Page é um termo em Inglês que significa “página de agradecimento”. Trata-se de uma página para a qual um consumidor é encaminhado logo depois de se cadastrar em um formulário de captura de e-mails ou em uma squeeze page.
Ao se cadastrar, o consumidor lhe fornece dados como o nome e o e-mail, por exemplo, em troca de algum material gratuito como um e-book ou o acesso a um blog. Quando isso ocorre, esse consumidor que antes era um estranho, agora passa a ser chamado de “lead”, “assinante” ou “contato”.
Como diz seu próprio nome, uma Thank You Page serve para agradecer ao consumidor por ter feito o cadastro e se tornado um contato. Mas mais do que isso, ela também serve para informar como o agora lead poderá baixar o material que lhe foi prometido e, além disso, encaminhá-lo para a ação que deverá fazer em seguida.
COMO CRIAR UMA THANK YOU PAGE?
Como dito, os propósitos da Thank You Page envolvem agradecer, informar e encaminhar o lead. Pois observe em seguida algumas mensagens que você poderá incluir nesta página para cumprir tais objetivos:
1 – Agradecer:
Você pode começar a sua Thank You Page com uma frase de agradecimento iniciada com o termo “obrigado por se cadastrar”. Ademais, aproveite para dar as boas-vindas. Diga, por exemplo, “seja bem-vindo ao melhor e-commerce de gravatas do Brasil”.
2 – Informar:
Depois de agradecer, informe como o usuário poderá acessar o material gratuito ofertado no formulário ou na squeeze page. Insira frases com Call-to-Actions (chamadas para a ação) sobre um botão. Use, por exemplo, “baixar o e-book agora”, “acessar o blog”, “acessar curso grátis”, etc.
3 – Encaminhar:
Dê a deixa para o que o lead poderá fazer em seguida. Por exemplo, você pode Inluir botões para que ele possa acessar suas redes sociais, citar conteúdos relacionados que ele poderá ler, ofertar um produto ou serviço, promover um evento, apontar testemunhos, etc.
Obviamente, você não deve incluir todos esses elementos na página de agradecimento, mas apenas os mais necessários em cada caso. Seja breve, isto é, não tente empurrar muitas informações nesse momento. A ideia é somente reforçar o vínculo que acabou de ser atado entre o lead e a sua empresa.
Você também pode incluir um link rastreável na sua Thank You Page. Desse modo será possível monitorar em quais botões e links os leads clicaram enquanto estiveram na página. Isso lhe ajudará a gerar insights para melhorias.
Vale lembrar que aqui na Agência e-Plus nós usamos a plataforma RD Station para criar Thank You Pages para os nossos clientes do e-commerce. Essa plataforma permite inserir vários elementos nas páginas de agradecimento por meio do método “arrastar e soltar”. Ela também atribui atividade de Lead Scoring ao processo.
Enfim, uma página de agradecimento pode aumentar a retenção dos leads ao seu e-commerce, pois ela os motiva a dar continuidade no acesso aos seus materiais educativos e os introduz na nutrição de leads. Isso, por sua vez, é o primeiro passo para que você possa aumentar a sua conversão de vendas.
Assim que puder clique em “Como gerar leads” e leia um post complementar!