Do Idioma Inglês, o termo Thank You Mail significa ao pé da letra “correspondência de agradecimento”. No e-commerce, trata-se de uma mensagem de gratidão que você pode enviar aos consumidores sobretudo quando eles se converterem em leads, clientes ou fregueses, ou em outras ocasiões especiais.
A título de exemplo, você pode enviar um Thank You Mail logo depois de o consumidor realizar ações como:
- Assinar um dos seus formulários de captura de leads;
- Assinar uma squeeze page;
- Realizar uma compra na sua loja virtual;
- Baixar um e-book ou outra isca digital;
- Aderir ao seu programa de fidelidade;
- Recomendar a sua marca para familiares ou amigos;
- Registrar-se em um dos seus eventos;
- Responder uma pesquisa;
- Registrar um produto.
Além de expressar gratidão, esse tipo de e-mail serve para informar o que o lead, cliente ou freguês deverá fazer em seguida. Ou seja, ele é útil para encaminhar ou movimentar o consumidor entre o Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil de vendas.
CHECKLIST: COMO ESCREVER UM THANK YOU MAIL
Um Thank You Mail deve ser simples e direto para evitar distrações ou rejeições. É preferível que você use apenas um texto curto para criar essa mensagem. Evite, por exemplo, incluir imagens ou tentar vender algo. Concentre-se em agradecer e encaminhar o consumidor para a próxima ação.
Ao criar um e-mail de agradecimento, você poderá:
1 – Agradecer:
Expresse sua gratidão. Inicie com um “obrigado por assinar nossa newsletter” ou “obrigado por comprar na nossa loja virtual”. Diga, então, de forma clara qual é o motivo do agradecimento.
2 – Personalizar:
Inclua o nome do destinatário da mensagem. Por exemplo, “obrigado Sr. Pedro por assinar a nossa newsletter” ou “obrigado Sra. Cecília por comprar na nossa loja”. Isto é, personalize o e-mail.
3 – Informar:
Se o consumidor assinou seu formulário porque estava em busca de uma isca digital, então informe o link onde ele poderá fazer o download do conteúdo. Se ele fez uma compra, diga quando e como ele receberá o produto.
4 – Encaminhar:
Informe o que o consumidor deverá fazer em seguida. Explique se ele deve visitar e curtir sua rede social, se ele deve acessar seu blog ou conhecer a sua loja virtual, por exemplo.
Assine, enfim, a mensagem. Inclua seu nome e o cargo que exerce dentro do e-commerce. Isso proporcionará maior credibilidade ao e-mail. Desse modo, o consumidor se sentirá mais tranquilo em saber que existem pessoas comprometidas por trás da sua marca e que ela não é um golpe online.
Só para lembrar, aqui na Agência e-Plus nós usamos a RD Station para criar e enviar Thank You Mail para os consumidores das empresas de e-commerce das quais cuidamos da parte do Marketing. Com essa plataforma é possível automatizar o envio das mensagens, o que torna o trabalho muito mais fácil e menos custoso.
VANTAGENS DO THANK YOU MAIL
O Thank You Mail proporciona algumas boas vantagens para o seu negócio. Por meio dele você pode, por exemplo:
- Aumentar a credibilidade da sua marca ao iniciar um vínculo verdadeiro com o consumidor;
- Motivar os consumidores a prosseguirem o contato com o seu e-commerce;
- Introduzir os leads no processo de nutrição de leads.
O Thank You Mail é assim um importante passo para cimentar o vínculo com o consumidor. Ele certamente aumenta a adesão das pessoas à sua marca e-commerce e, com isso, lhe ajuda a aumentar a sua conversão de vendas.
Assim que puder clique em “Thank You Page” e leia um post complementar.