O que é supply chain?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Qual a importância disso para os fabricantes no e-commerce?

Supply chain: tenha uma visão holística da sua cadeia de suprimentos. Imagem: @vectorjuice
Supply chain: tenha uma visão holística da sua cadeia de suprimentos. Imagem: @vectorjuice

Supply chain é um termo da Língua Inglesa que significa “cadeia de suprimentos”. Trata-se de um conceito que abrange as operações que acontecem desde a origem de um produto até o uso deste pelo consumidor final. A ideia é garantir que todas as etapas desse processo ocorram com a melhor eficiência possível para assim proporcionar maior retorno financeiro para a empresa.

Por envolver atividades de transporte e estocagem, entre outras do tipo, há quem afirme que supply chain e logística são a mesma coisa. Mas enquanto a logística atua na gestão operacional interna de uma empresa, a supply chain envolve a gestão estratégica de tarefas externas entre fabricantes, fornecedores, distribuidores e revendedores.

Ou seja, a cadeia de suprimentos é algo muito mais abrangente. Ela é, portanto, de suma importância principalmente para os fabricantes no e-commerce, os quais podem atuar no B2B e no D2C vendendo direto de sua linha de produção para as demais empresas e até mesmo para o consumidor final.

SUPPLY CHAIN: ÁREAS DE ABRANGÊNCIA E GESTÃO

Basicamente, a supply chain abrange sete áreas distintas, confira em seguida:

  1. Planejamento de compras
  2. Homologação e cotação de fornecedores
  3. Fabricação
  4. Armazenagem
  5. Vendas
  6. Entregas e devoluções
  7. Pós venda e captação de feedbacks

Assim, para fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos é preciso cuidar bem de cada uma dessas áreas. Aqui entram em pauta tarefas como observar os prazos de entrega e os períodos de sazonalidade para poder harmonizar os processos de todas as empresas envolvidas.

O profissional que estiver a cargo da supply chain deve criar um planejamento estratégico. Com base neste documento ele deverá prever a relação entre oferta e demanda, gerenciar os insumos, calcular os ciclos de produção e dos inventários.

Além disso, também será preciso gerenciar os custos de produção e de transporte, bem como os impostos. Será necessário administrar os serviços de informações que dão suporte aos processos e cuidar da pontualidade e da qualidade da entrega, entre outras coisas.

Vídeo: supply chain na Natura

VANTAGENS

Se a cadeia de suprimentos for bem administrada, a sua empresa certamente poderá colher benefícios como:

  • Maior controle sobre imprevistos e consequentemente maior facilidade para antecipar-se aos problemas e solucioná-los;
  • Redução de custos estratégicos e operacionais devido a menor incidência de erros e maior facilidade para se antecipar a eles e corrigi-los antes que eles ocorram;
  • Aumento do lucro, o que decorrerá de processos com menos gargalos, isto é, que contam com muito mais eficiência.

Como se pode observar, a supply chain possibilita que você possa visualizar os processos de fabricação, armazenamento e entrega de um jeito muito mais amplo. Isso, por sua vez, permite um gerenciamento mais eficiente e melhores resultados no fim das contas.

Assim que puder clique em “Consolidação de cargas no cálculo de frete” e saiba como reduzir o valor do frete em até 40% no e-commerce.