O que é squeeze page?

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Conheça esse recurso que pode lhe ajudar a criar uma lista de leads para E-mail Marketing!

Squeeze page é uma página de captura de e-mails. Imagem: @stories
Squeeze page é uma página de captura de e-mails. Imagem: @stories

Squeeze page é uma página que serve para capturar o e-mail de um visitante convertendo-o desse modo em um lead. Trata-se de um recurso muito usado em Inbound Marketing. A ideia central disso é criar uma lista de leads e, logo depois, enviar para ela fluxos de mensagens automáticas de E-mail Marketing. O objetivo dessas mensagens é convencer os leads da lista a se transformarem em compradores, isto é, em clientes da sua loja virtual.

Do Inglês, a palavra “squeeze” pode significar “extrair à força”, de acordo com o dicionário Michaelis. Como se vê, o termo soa agressivo. No entanto, o que se pretende extrair no caso são informações dos visitantes tais como o nome e, como já dito, sobretudo o e-mail. Para tanto, muitas vezes faz-se necessário oferecer algo em troca, uma isca digital.

Uma isca digital, por sua vez, é um produto de alta qualidade, o qual é entregue gratuitamente para os visitantes da squeeze page em troca do e-mail destes. O produto pode ser, por exemplo, um e-book, um brinde, uma aula, etc. O e-mail capturado é armazenado em um software de automação de Marketing, que envia mensagens de e-mail pré-criadas e periódicas com conteúdo voltado para divulgar e vender um produto.

Assim, uma squeeze page é fundamental para criar um vínculo entre o visitante e a sua empresa de e-commerce no Meio de Funil de Vendas. Quando esse vínculo é estabelecido, inicia-se um processo de comunicação continuada. Esse processo, chamado de nutrição de leads, visa educar os leads para as compras na sua loja online.

COMO CRIAR UMA SQUEEZE PAGE?

O primeiro passo para criar uma squeeze page é contar com um software de automação de Marketing. Aqui na Agência e-Plus, por exemplo, para cuidarmos das campanhas dos nossos clientes nós usamos a plataforma RD Station. Essa plataforma permite criar e divulgar squeeze pages com facilidade.

Ao desenvolver uma squeeze page, leve em consideração:

  • Criar um design atraente para o seu público-alvo;
  • Descrever sua isca digital usando argumentos persuasivos;
  • Incluir uma imagem poderosa ou um vídeo explicativo;
  • Incluir um campo para o visitante inserir o melhor e-mail dele;
  • Inserir um campo para o visitante colocar o nome dele (opcional);
  • Inserir um botão com uma call to action como “Baixar e-book grátis agora”.

Além disso, lembre-se que a sua squeeze pages não deve ter distrações como anúncios patrocinados ou links para outras páginas. Em outras palavras, você deve fazer com que os visitantes foquem na sua mensagem, se concentrem em baixar o e-book e principalmente em lhes fornecer o e-mail.

Para fins de teste, você pode criar várias versões da mesma squeeze page e verificar qual delas gera o melhor desempenho de conversão de visitantes em leads. Após o teste, escolha aquela com melhor performance e comece a usá-la.

Lembre-se, enfim, de que deverá atrair visitantes para a squeeze page. Você pode fazer isso incluindo links nos posts do seu blog de e-commerce, indicando a página no seu canal de vídeos e nas redes sociais, por exemplo, entre outras ações de Topo de Funil.

Vídeo: como criar uma squeeze page com taxa de conversão de mais de 21% (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

O QUE FAZER COM OS LEADS?

Depois de capturar os leads, você deverá enviar para eles mensagens automáticas. Ou seja, deve-se fazer a nutrição de leads. Envie um fluxo de mensagens tendo em vista educar os leads sobre as características e vantagens do seu produto, sobre como usá-lo da forma adequada, e como compra-lo na sua loja.

Ademais, use os recursos da sua plataforma de automação de Marketing para monitorar os leads. A RD Station, por exemplo, conta com o Lead Scoring, um sistema de pontuação que qualifica os leads de forma automática, e o Lead Tracking, que permite monitorar as ações que os leads realizam dentro do seu e-commerce.

Enquanto monitora, você poderá empurrar os leads mais qualificados para as compras ao mesmo tempo em que continua nutrindo e educando os leads menos qualificados por meio de mensagens automáticas. E para que tudo isso possa ocorrer você precisa em primeiro lugar capturar os leads, sendo a squeeze page uma das formas de se fazer isso.

Assim que puder clique em “Qual a diferença entre homepage, fanpage, squeeze page e landing page” e leia um post complementar!