SKU é a sigla para “Stock Keeping Unit”, que em português significa “Unidade de Armazenamento” ou “Unidade de Controle de Estoque”. Em linhas gerais, trata-se de um código identificador de produtos ideal para organizar armazéns e que, ao ser integrado com uma loja virtual, desburocratiza as informações e agiliza os processos.
Cada empresa trabalha com um sistema de códigos SKU diferente, o qual pode ser composto por dados como:
– Sigla da empresa que o fabricou
– Sigla da empresa que o comercializa
– Sigla do produto
– Sigla do principal material utilizado para fabricar o produto
– Sigla para o tamanho, cor e outras características do produto
– Sigla para o tipo de embalagem
A título de exemplo, observe esse código SKU que criei hipoteticamente para uma impressora:
Neste exemplo, a sigla MC seria a marca da impressora, o JT indica o tipo que no caso é “jato de tinta”, o PB informa que a máquina trabalha especificamente com tinta preta e, por fim, o I496 é o número de série do equipamento.
Perceba que, qualquer alteração no produto altera também o SKU. Logo, se a impressora for colorida eu poderei usar um CL de “colorida” ao invés de PB de “preto e branco”, desta forma: MC-JT-CL-I496.
Ao identificar cada tipo de produto desta forma é possível obter as seguintes vantagens:
– Mais facilidade para organizar diferentes produtos em um armazém
– Mais praticidade para identificar e encontrar produtos
– Mais facilidade para pesquisar produtos em um sistema
– Mais facilidade para controlar o fluxo de produtos
– Mais praticidade para localizar produtos em um armazém
– Mais praticidade para manusear os dados sobre gêneros de produtos
– Mais facilidade de comunicação entre o armazém e a loja virtual
– Mais facilidade para cadastrar produtos em uma loja virtual
Por falar em cadastro de produtos, a plataforma e-commerce Vtex conta com campos para a inserção de SKUs. Com isso, elimina-se as burocracias da comunicação e o trabalho das equipes de Back Office e Front Office da loja virtual fica muito mais ágil.
O SKU é fundamental para lojas virtuais como livrarias, farmácias e papelarias, entre outras, que trabalham com uma estratégia Long Tail. Nesses casos, ele facilita não apenas o trabalho no estoque, mas também no contexto dos sites e-commerces.