Site Clinic é um serviço geralmente aplicado por profissionais de uma agência de Marketing Digital nas lojas virtuais de seus clientes com a finalidade de analisa-las e otimiza-las para que possam vender mais.
Esse serviço é um contraponto às soluções padronizadas que são geralmente publicadas em blogues especializados em e-commerce, as quais podem servir para algumas lojas virtuais e para outras não.
Em outras palavras, a análise personalizada via Site Clinic oferece ao empreendedor a oportunidade de descobrir erros, acertos e soluções que só servem para o e-commerce dele.
Durante uma sessão de Site Clinic, o profissional do ramo analisa fatores como:
– Layout da loja virtual
– Cabeçalhos
– Títulos
– Conteúdos (em texto, vídeo, áudio e imagens)
– Diagramação dos conteúdos
– Botões
– E-mail Marketing
– Usabilidade
– Conteúdos acima e abaixo das dobras das páginas
– Dados e informações diversas
Para realizar tamanha verificação, o analista emprega recursos como a observação visual preliminar, a análise em tempo real do comportamento dos visitantes da loja, testes A/B, etc. Posteriormente, cria-se um plano de ação para otimização de pontos chave e consequentemente melhoria da loja virtual.
Um dos cases mais famosos de Site Clinic foi o realizado pelo consultor norte-americano Jared M. Spool, o qual narro no artigo “Quando um botão faz toda a diferença no Design e-commerce”. Vale a pena ler!
No canal VTV ON Demand da plataforma e-commerce Vtex há uma série de vídeos sobre o serviço de Site Clinic. Muitos empreendedores de lojas virtuais como você têm dado uma espiada lá para ver como a coisa toda funciona.
Se você quiser dar um passo ainda maior, faça uma avaliação gratuita de loja virtual com a agência de Marketing Digital E-Plus e descubra como otimizar a estrutura de departamentos, o layout, o mix de produtos, os fatores SEO e as limitações gerais da sua loja.