O que é seller?

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Conheça as vantagens e saiba como se tornar um(a) vendedor(a) em marketplaces!

O que é seller no e-commerce: um vendedor (pessoa física ou empresa) que atua dentro de um marketplace. Imagem: @storyset
O que é seller no e-commerce: um vendedor (pessoa física ou empresa) que atua dentro de um marketplace. Imagem: @storyset

Seller é uma palavra em Inglês que significa vendedor(a). No contexto do comércio eletrônico, esta palavra é usada para nomear o(a) vendedor(a) que comercializa produtos e/ou serviços dentro de um ou mais marketplaces. Como as vendas são feitas em sites de terceiros, isto é, nos marketplaces, uma das vantagens de atuar desta forma é que não é necessário montar uma loja virtual. Por causa de benefícios assim, muitas pessoas como você estão tentando saber mais sobre o que é seller.

O modelo de negócios do seller é o “marketplace out”, chamado desta forma porque as vendas são feitas fora, isto é, em sites de terceiros. Ele é a contraparte do “marketplace in”, modelo no qual o empreendedor é o dono do marketplace. Na qualidade de seller, você pode fazer vendas em um ou mais marketplaces. Mas a cada venda, você terá que pagar uma comissão ao dono do marketplace

Seja como for, neste modelo de negócios é possível vender seus produtos diretamente no site da Amazon, por exemplo. Além disso, também é possível atuar como seller nos marketplaces do Carrefour, Magazine Luiza e Mercado Livre, entre outros, como desejar. Com isso, você muitas vezes pode usar a estrutura de logística, tecnologia da informação e Marketing, entre outros recursos, dessas empresas.

O QUE É SELLER: ATRIBUIÇÕES

Dentro de um marketplace, um seller tem várias atribuições. Ele deve receber o pedido, fazer a separação, enviar para o fullfilment do marketplace ou ele próprio embalar o produto e despachar para a transportadora fazer a entrega ao cliente. Também é tarefa do seller responder às indagações e dúvidas dos consumidores nos canais de comunicação do marketplace.

Além disso, o seller deve cumprir várias funções burocráticas, entre elas a emissão de nota fiscal ao cliente. Ele também deve receber e arquivar a nota fiscal do marketplace, a qual conterá informações sobre a comissão cobrada na venda.

Outra atribuição do seller é investir em tráfego pago para, dessa maneira, aumentar a visibilidade de seus produtos nas vitrines digitais do marketplace. O marketplace por si só gera muita audiência, mas quando o seller investe em Marketing, os resultados podem ser muito melhores.

Tráfego pago

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Em todos os casos, e sobretudo quando estiver tratando com os consumidores, o seller deve sempre priorizar a qualidade e a agilidade. Um atendimento ao público perfeito pode proporcionar um grande sucesso para um seller nos marketplaces.

Vídeo: saiba mais sobre o modelo de negócios “marketplace out“!

COMO SER VENDEDOR(A) EM MARKETPLACES?

Agora que você já sabe o que é seller, é importante saber também como se tornar um. O primeiro passo é procurar na web a página de cadastro do marketplace onde pretende atuar. Preencha a página e envie os seus dados ao marketplace para análise. Depois disso, em pouco tempo você poderá ter a sua loja como seller. Simples assim!

  • Assim que puder clique e leia o artigo “Seller Portal VTEX” e saiba como é fácil para um(a) lojista VTEX atuar como vendedor(a) dentro de grandes marketplaces como o da Amazon!