RD Station é um ecossistema que reúne dois softwares, um de Customer Relationship Management (CRM) e outro de Automação de Marketing Digital, além de várias agências parceiras, às quais você pode recorrer para implantar e fazer a gestão destes softwares na sua empresa. Devido à sua grande utilidade no e-commerce, cada vez mais empreendedores(as) deste setor do comércio como você estão tentando saber o que é RD Station.
Criado por volta de 2011 pela consultoria de Marketing florianopolitana de mesmo nome, o ecossistema RD Station tornou-se um sucesso em pouco tempo. No Brasil e América Latina, os dois softwares (plataformas) da marca, o RD Station Marketing e o RD Station CRM, já são usados por mais de 25 mil clientes como a OLX, o Sebrae e a Impacta. A seguir, você ficará sabendo por que as empresas de e-commerce estão investindo nestes recursos. Continue lendo!
O QUE É RD STATION: RECURSOS
O ecossistema RD Station possui dois softwares que têm como princípio de funcionamento o Funil de Vendas, o Inbound Marketing e a Automação de Marketing. Assim, o que estes softwares fazem basicamente é captar visitantes desconhecidos e, logo depois, transformá-los em contatos (leads), clientes, fregueses e, por fim, promotores do seu negócio.
Neste contexto, o software mais importante deste ecossistema para o e-commerce é o RD Station Marketing, que possibilita captar contatos na web e convertê-los em clientes com relativa facilidade. Para tanto, ele conta com 5 módulos. Os 4 primeiros módulos dizem respeito aos pilares do Inbound Marketing. Logo em seguida eu explico cada um deles de forma resumida, confira:
1 – Atração:
“Atração” é um dos principais módulos do RD Station Marketing. Por meio deste módulo você pode criar e monitorar posts em redes sociais como o Twitter, LinkedIn e Facebook. Além disso, ele permite trabalhar mídias pagas como o Facebook Ads. Possibilita também elencar palavras-chave importantes para criar e melhorar campanhas de SEO em blogs de e-commerce.
Como se pode observar, o módulo “Atração” é voltado para geração de conteúdo. Conteúdo este que terá como objetivo atrair visitantes desconhecidos para o chamado Topo de Funil do seu e-commerce. Em outras palavras, o conteúdo gerado aqui servirá para atrair público para as páginas das suas redes sociais, blogs de e-commerce e principalmente para as páginas de vendas da sua loja virtual. A atração de visitantes, vale lembrar, é o primeiro pilar do Inbound Marketing.
2 – Conversão:
O módulo “Conversão” permite criar landing pages onde você poderá trocar iscas digitais por e-mails e outros dados dos visitantes. Aqui também é possível gerar formulários de captura de e-mails para os seus blogs. Assim, ao capturar o e-mail você transforma o que até então era um visitante sem nome em um contato conhecido e cadastrado, isto é, em um lead.
Portanto, o módulo “Conversão” visa transformar estranhos em leads. Ele permite criar uma lista de leads. Com efeito, ele possibilita trabalhar o segundo pilar do Inbound Marketing, chamado igualmente de “Conversão”, e a segunda fase do Funil de Vendas, que chamamos de Meio de Funil.
3 – Relacionamento:
“Relacionamento” é o módulo no qual é possível nutrir os seus leads com conteúdo educativo. É aqui onde você poderá transformar os leads frios, que ainda não sabem se querem comprar algo, em leads aquecidos, que estão decididos e preparados para comprar. Para tanto, o software RD Station Marketing conta com ferramentas como o Lead Scoring, o Lead Tracking e Segmentação de Leads, que permitem segmentar os leads por comportamento e grau de interesse; e Automação de Marketing, que possibilita nutrir e preparar os leads para as compras por meio de mensagens de e-mail automáticas.
O módulo “Relacionamento” é o espaço da RD Station Marketing usado para qualificar os leads. É, portanto, onde você coloca em prática o terceiro pilar do Inbound Marketing, que também se chama “Relacionamento”. Além disso, é neste módulo em que se trabalha o Meio de Funil e o Fundo de Funil de Vendas.
4 – Análise:
O módulo “Análise” da plataforma RD Station Marketing oferece relatórios para que você possa mensurar seus resultados. Neste módulo você pode ver, por exemplo, relatórios de visitantes, leads e clientes. Aqui é possível ver quais seus melhores canais de aquisição. Ademais, em “Análise” também pode-se verificar a taxa de conversão de visitantes para leads e de leads para clientes, entre outros dados.
Dessa maneira, ao analisar a performance do seu projeto, você passa a contar com mais material para gerar insights. Com efeito, você pode gerar insights para melhorar o seu Topo, Meio e Fundo de Funil de Vendas. Além disso, o módulo “Análise” proporciona mais ideias para a criação de conteúdo persuasivo, o qual tem relação direta com o quarto pilar do Inbound Marketing, que chamamos de “Encantamento”.
5 – Dashboard:
O módulo “Dashboard”, enfim, permite acompanhar uma compilação dos principais dados de Marketing Digital do seu negócio. Em outras palavras, este é o painel principal da plataforma RD Station Marketing. Acompanhe aqui as suas metas mensais, cheque a performance dos seus disparos de e-mail e muito mais.
De forma resumida, é assim que funciona o software RD Station Marketing. Mas como dito no início, o ecossistema RD Station também é formado por outro software, o RD Station CRM, sobre o qual comento adiante. Continue lendo!
O que é RD Station CRM?
O RD Station CRM é um software de Customer Relationship Management (CRM), que permite que a sua equipe de vendas faça a gestão do processo comercial da sua empresa. Por meio dele é possível, por exemplo, gerenciar times de vendedores, automatizar processos de vendas e muito mais. Ele conta com mais de 30 possibilidades de integrações com outros softwares, entre os quais o RD Station Marketing, o que pode ajudar a potencializar ainda mais as vendas no seu e-commerce e em outros canais.
VANTAGENS DE USAR O RD STATION
O ecossistema RD Station é perfeito para Inbound Marketing. Ele facilita ações como:
- Trabalhar e otimizar todas as fases do Funil de Vendas;
- Atrair mais visitantes para o seu e-commerce;
- Transformar visitantes em leads e logo depois em clientes;
- Fazer os consumidores avançarem pela Régua de Relacionamento;
- Automatizar processos de Marketing Digital como o envio de e-mails;
- Fazer a nutrição de leads;
- Integrar ações de Marketing e vendas;
- Analisar relatórios e obter insights para melhorias e para encantamento de clientes.
Ademais, os softwares do ecossistema RD Station integram-se com inúmeras outras ferramentas de terceiros como o Google Docs, Sympla e Hotmart, o que amplia o seu poder. Eles também integram-se com plataformas de e-commerce como a VTEX e assim captam e monitoram dados da sua loja virtual, melhorando a sua expertise de vendas.
CASES RD STATION
Muitas empresas do e-commerce têm tido sucesso com o uso dos softwares do ecossistema RD Station. A Motocar Honda, por exemplo, empregou as ferramentas de Marketing da RD Station Marketing e rapidamente passou de 3,5 mil para 45 mil visitantes únicos mensais em seu site. Além disso, a empresa começou a gerar mais de 12 mil leads por mês. Isso fez com que a média de vendas de motocicletas passasse de 850 para 1300 mensais.
Já a empresa líder mundial no segmento de sementes e forragens, Barenbrug, operava um Funil de Vendas a partir do Excel, o que requeria muitas atividades manuais e tomava muito tempo da equipe. Mas ao passar a usar os dois softwares do ecossistema RD Station, a Barenbrug conseguiu aumentar o ROI em 500% já no primeiro ano de uso. Um verdadeiro sucesso!
USANDO RD STATION NO E-COMMERCE
Nós da Agência e-Plus fazemos uso das plataformas do ecossistema RD Station para cuidar do Marketing Digital e das vendas dos e-commerces dos nossos clientes no Brasil e no exterior. Os softwares são um sucesso, pois permitem aumentar a base de leads e de clientes. Eles realmente funcionam.
No nosso dia a dia de trabalho, usamos sobretudo a plataforma RD Station Marketing. Com esta plataforma é possível monitorar e otimizar todo o Funil de Vendas do seu e-commerce. Ela possibilita ficar de olho no Lead Scoring e descobrir dessa forma quais leads estão mais aptos para finalizar uma compra.
Além disso, você também pode usar o recurso Lead Tracking para monitorar as páginas mais importantes da sua loja. Desse modo é possível saber quem, quando e como visita as suas páginas, e quais seus interesses, entre outras coisas. Com base nesses dados, enfim, é possível criar ações para melhorar o desempenho da sua loja online. A ferramenta está disponível nos planos Light, Basic, Pro e Enterprise. Vale a pena experimentar!
SUPORTE PARA IMPLANTAR RD STATION NO SEU E-COMMERCE
Uma das formas mais práticas de implantar RD Station no seu e-commerce é por meio do suporte de uma das agências parceiras RD. A Agência e-Plus, por exemplo, é certificada em RD Station desde 2021. Além da certificação, a Agência e-Plus é 100% focada em empresas de e-commerce. Nossa equipe atende empresas no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e outros países da América e Europa. Para contratar o serviço de gestão de RD Station para e-commerce com a Agência e-Plus, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro: