“O que é Rakuten?” tem se tornado uma pergunta frequente no Brasil. Muitos empreendedores(as) que sobretudo pretendem entrar no ramo do comércio eletrônico buscam saber mais sobre essa empresa, a qual conta com várias tecnologias para a criação e gestão de lojas virtuais. Se procura respostas, então este post é para você.
Atualização importante: as instalações de e-commerce da Rakuten no Brasil foram adquiridas pelo Ten Oaks Group no final de 2019. Por isso, as tecnologias da empresa japonesa agora estão sendo chamadas de Gencomm em território nacional. Clique em “Gencomm” para conhecer a nova marca!
Atualização importante 2: de acordo com o blog Wishtech, em fevereiro de 2010, a NexGenesis, responsável pela Gencomm, entrou com um pedido de recuperação judicial. Desde então, a empresa não funciona mais no Brasil.
O QUE É RAKUTEN?
Rakuten é uma empresa japonesa fundada em 1997 pelo empresário Hiroshi Mikitani (1965-). Na época, quando o Google ainda não existia, ele desenvolveu um modelo de negócios do tipo “shopping online”.
Na década seguinte, o negócio só prosperou. Aproveitando-se disso, Mikitani resolveu expandir sua marca para fora do Japão. Nesse meio tempo, ele começou a comprar sites de e-commerce em vários países. Assim, a empresa transformou-se em uma multinacional.
- Leia também: “Rakuten Digital lança calendário e-commerce“
NÚMEROS DA EMPRESA
Nada melhor do que números e fatos para demonstrar com muito mais propriedade o que é Rakuten. Hoje, este grupo japonês:
- Está presente em 29 localidades do mundo
- Conta com mais de 14 mil colaboradores
- Possui mais de 60 mil lojas virtuais desenvolvidas com suas plataformas
- Tem valor de mercado em torno de 15 bilhões de dólares americanos (2017)
- Atua em mais de 70 áreas de negócios
- Mantém-se entre as cinco maiores empresas de e-commerce do planeta
Além disso, a empresa é detentora de outras múltiplas marcas, dentre elas:
- Kobo: leitor digital com mais de 5 milhões de e-books e 25 milhões de leitores
- Viber: app de mensagens com mais de 400 milhões de usuários
- Viki: plataforma streaming com mais de 2 bilhões de vídeos em 200 idiomas
O grupo japonês é, ainda, o patrocinador do:
- Futbol Club Barcelona
- Japan Open Tennis (Rakuten Open)
- Golden State Warriors (time de basquete da NBA)
Muito bem, mas e no Brasil? Você saberia dizer como esta empresa tem atuado por aqui? Leia sobre isso a seguir.
RAKUTEN NO BRASIL
Em território nacional, a marca está presente desde 2011. Naquele ano, o grupo japonês comprou a empresa Ikeda, que passou a ser chamada de Rakuten Brasil. Este site funciona hoje como um marketplace.
Sem dúvida, uma das coisas mais interessantes sobre este marketplace é que ele possibilita que o seller (vendedor) possa mostrar a marca de sua empresa nas páginas de vendas. Ademais, os consumidores podem comprar em várias lojas usando apenas um carrinho de compras virtual.
Aqui no Brasil, a multinacional japonesa mantém também o site Rakuten Digital Commerce, onde são expostas e comercializadas as suas principais soluções para o comércio eletrônico, tais como:
- Plataforma Gênesis: voltada para a criação e gestão de lojas virtuais
- Plataforma One: criação e gestão de lojas virtuais
- Hub para Marketplaces: integra seu e-commerce aos marketplaces
- Rakuten Pay: sistemas de pagamento que se integram às lojas virtuais
- Rakuten Log: integra sua loja virtual aos operadores logísticos
- Rakuten Connector: integração de tecnologias da marca à sua loja virtual
Em 2017, a Rakuten Brasil recebeu o prêmio BR Week, concedido pela unidade de pesquisa e inteligência do Grupo Padrão, o Centro de Inteligência Padrão, para empresas que se tornam referência em varejo no território brasileiro.
FILOSOFIA DA EMPRESA
Ainda não lhe expliquei o que é Rakuten do ponto de vista do significado da palavra. Farei isso agora mesmo. Do japonês, o termo “Rakuten” quer dizer “Otimismo”. Assim, no contexto filosófico, esta é uma empresa que acredita no futuro.
Em outras palavras, só com otimismo é que se pode crer que o futuro poderá ser melhor e mais feliz do que o momento presente. Com efeito, com essa mentalidade, a empresa assume uma postura que promove a inovação.
Mais do que inovar, a Rakuten pretende criar valor a partir do empreendedorismo. Desse modo, ela também aposta no “Omotenashi”, conceito que visa o desenvolvimento da hospitalidade e a criação de relacionamentos duradouros com clientes.
Ademais, outro grande pilar do grupo japonês é o empoderamento. Sendo assim, é fundamental para a Rakuten que a sociedade, os clientes e os lojistas como você sejam empoderados e, dessa forma, tenham mais poder e facilidade para respectivamente viver bem, comprar e vender.
COMO CRIAR LOJA VIRTUAL COM RAKUTEN?
Uma das formas de criar a sua loja virtual com as tecnologias desta marca é por meio da contratação de uma agência de e-commerce certificada, a qual desenvolverá um projeto de implantação de e-commerce para você.
A equipe da Agência e-Plus, por exemplo, é habilidade para criar e administrar lojas virtuais com a plataforma Rakuten Genesis. Acesse “Lojas virtuais Rakuten” para conhecer alguns projetos desenvolvidos por esta agência.
Enfim, agora que você já sabe o que é Rakuten, o próximo passo é decidir como será o seu projeto de e-commerce. Primeiramente, faça um bom planejamento. Para tanto, sugiro os métodos do Plano de Negócios ou o da Startup E-commerce.