O que é ponto de retirada?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça essa estratégia de entrega de produtos no e-commerce!

Ponto de retirada é um estabelecimento comercial parceiro onde você entrega aos seus clientes os produtos comprados no seu e-commerce. Imagem: @stories
Ponto de retirada é um estabelecimento comercial parceiro onde você entrega aos seus clientes os produtos comprados no seu e-commerce. Imagem: @stories

Do Inglês “pick up point”, o ponto de retirada ou ponto de coleta é um local físico, geralmente um estabelecimento comercial, onde um cliente pode retirar um produto que comprou no seu e-commerce.

O estabelecimento comercial pode ser, por exemplo, uma farmácia, um mercado, uma mercearia ou outro parceiro do seu e-commerce. Assim, após o fechamento de uma compra online, você envia o produto para esse parceiro, que faz a entrega para o seu cliente.

O pick up point é, desse modo, diferente do Buy Online Pick Up In Store (BOPIS). No BOPIS, a entrega do produto é feita dentro de uma loja física da sua própria rede. Ele também difere dos lockers. Os lockers são armários posicionados em postos de gasolina, por exemplo, os quais o cliente pode desbloquear a trava e retirar o produto comprado online.

Vídeo: saiba mais sobre BOPIS

PONTO DE RETIRADA: COMO IMPLANTAR ISSO NO SEU E-COMMERCE

Para implantar pontos de retirada para os clientes do seu e-commerce você pode recorrer a plataformas como a Kangu e a Pegaki, por exemplo. Elas conectam lojas virtuais como a sua a vários pontos de coleta.

Vídeo: como funcionam os pontos de retirada da Pegaki

Essas empresas contam com mais de 2.000 pontos de entregas cada uma, no Brasil e no exterior. Estabelecimentos como petshops, padarias e papelarias, entre outros, fazem parte dessa rede. Cada ponto pode receber, estocar, entregar e devolver pacotes.

Dessa maneira, você pode tanto distribuir as encomendas para que os seus clientes façam a retirada nesses pontos quanto realizar a logística reversa, recebendo pacotes de volta com praticidade.

VANTAGENS DOS PONTOS DE RETIRADA

Ao trabalhar com pontos de retirada, você comerciante online pode obter benefícios como:

  • Maior leque de opções de entregas: decerto, há pessoas que preferem receber em casa, mas também há quem prefira ir buscar o produto em algum lugar;
  • Redução de custos: em muitos casos, os pontos de retirada podem reduzir drasticamente os custos de transporte de pacotes no seu e-commerce e até baratear a entrega para o seu cliente;
  • Diminuição dos abandonos de carrinho: o frete alto pode assustar os consumidores. Mas ao oferecer a opção do ponto de coleta, o valor do frete desaparece e a compra pode se tornar viável.

Além disso, os pontos de retirada podem proporcionar maior agilidade na entrega de pacotes. Enquanto as entregas comuns levam em média 3 a 10 dias úteis, aquela feita em pontos de coleta pode ser feita em menos tempo dependendo da situação.

Assim que puder clique em “VTEX Tracking” e conheça as vantagens de usar o sistema de gestão de entregas da VTEX!