No comércio eletrônico, a performance digital é o termo que denomina os resultados que uma empresa de e-commerce como a sua pode obter após a aplicação de estratégias de Marketing de Performance e otimização de loja virtual. Esses resultados se referem, por exemplo, ao aumento da velocidade de carregamento de webpages, do número de leads, da conversão de vendas e do Ticket Médio, além da melhoria do Retorno do Investimento (ROI), entre outras métricas.
Importante informar, a otimização de loja virtual leva em conta a realização de testes para verificar as condições atuais da loja; e posteriormente, a implantação de soluções como o redesign do front-end ou a migração de plataforma, por exemplo, capazes de melhorar o desempenho do e-commerce.
O Marketing de Performance, por sua vez, é uma ciência prática cujos profissionais fazem testes e usam os dados obtidos neles para criar, divulgar, analisar e otimizar sobretudo campanhas de anúncios pagos. Todavia, esse tipo de Marketing também se aplica às campanhas de conteúdo SEO orgânico. Seja como for, a meta é melhorar continuamente o desempenho.
Para tanto, isto é, para que a melhoria da performance digital possa acontecer, são necessárias ferramentas de medição e otimização de resultados. Neste post apresentarei algumas delas. Continue lendo e fique por dentro!
FERRAMENTAS PARA TESTAR E MELHORAR A PERFORMANCE DIGITAL
Muito bem, agora que você já sabe o que é performance digital, vejamos algumas ferramentas que possibilitam que ela possa acontecer no contexto do seu comércio eletrônico. Confira em seguida:
Plataformas Ads:
As plataformas Ads são os portais a partir dos quais você pode criar e publicar suas campanhas de anúncios tendo em vista gerar tráfego pago para a sua loja virtual. Entre os sites buscadores, as plataformas mais famosas são a Google Ads, a Bing Ads e a Yahoo Ads. Já entre as redes sociais há a Meta Ads (Facebook e Instagram), a Twitter Ads e a LinkedIn Ads, entre outras.
Após publicar um anúncio por meio dessas plataformas é possível conferir quantas pessoas viram ou clicaram no mesmo. Dá para verificar o Custo Por Clique (CPC), o Custo Por Mil (CPM), o ROI, entre outros parâmetros. Sabendo disso, você pode otimizar seus anúncios com base em dados reais.
Deco.cx
Deco.cx é um CMS headless e, ao mesmo tempo, uma Digital Experience Platform (DXP), isto é, uma Plataforma de Experiência Digital. Como CMS, ele permite usar componentes reutilizáveis para criar páginas com alta performance digital. E na qualidade de headless, ele pode ser integrado a qualquer plataforma e-commerce. Ou seja, ele possibilita que você leve o front-end da sua loja virtual para a plataforma e-commerce que desejar, o que facilita a migração.
Já enquanto DXP, o deco.cx permite que você realize testes AB com facilidade, por meio do método “clicar, arrastar e soltar”, isto é, sem precisar programar uma linha sequer de código. Assim é possível testar duas versões de uma página, botões, fotos e conteúdos e descobrir qual delas gera a melhor performance digital.
Google Analytics:
Com o Google Analytics você pode visualizar quem está visitando a sua loja virtual depois de ter clicado em um anúncio online. Ele permite saber, por exemplo, os dados demográficos, as origens do tráfego, o fluxo do usuário dentro do site e muito mais.
O Analytics exibe os dados em números e gráficos, em painéis. Com ele dá para acompanhar a performance de várias métricas ao longo do tempo. Desse modo, ele torna muito mais fácil encontrar insights para melhorias da performance digital.
Google Optimize:
O Optimize testa páginas de sites como uma loja virtual, por exemplo, no intuito de lhe ajudar a melhorar o acesso e a usabilidade das mesmas. Isso é fundamental no contexto do Marketing de Performance, pois não basta que o anúncio seja bom, as páginas de destino também devem ser.
Esta ferramenta conta com testes A/B, um recurso ideal para comparar páginas com o mesmo conteúdo, mas com Design diferente. Assim, duas páginas que vendem o mesmo produto podem ser testadas a fim de descobrir qual delas gera melhores resultados.
Hotjar:
Hotjar é uma startup europeia que fornece mais de meia dúzia de ferramentas de análises de comportamento de usuários em sites da web. Essas ferramentas lhe dão uma visão de como os visitantes encaminhados por anúncios se comportam nas suas páginas de vendas.
Com o Mapa de Calor, por exemplo, dá para saber quais áreas da página recebem mais cliques, toques, rolagens e interações. Já com as gravações de sessões é possível observar o movimento do mouse, entre outras coisas. Por isso, a Hotjar é perfeita para entender o que os consumidores mais gostam e o que eles menos gostam quando visitam o seu e-commerce.
RD Station
A RD Station é uma plataforma de automação de Marketing muito utilizada por empresas de todos os portes sobretudo no Brasil e em vários países da América Latina. Ela conta com múltiplos recursos para atrair, converter, relacionar e encantar clientes. Além disso, ela possui funções analíticas, que permitem verificar a performance do seu e-commerce.
Além do recurso de teste AB, a RD Station conta com relatórios que possibilitam visualizar a quantidade de oportunidades de vendas criadas, vendas realizadas e oportunidades perdidas em um período. Por meio da RD Station você também pode verificar o alcance da sua marca nas redes sociais e saber quais as páginas mais acessadas, entre outros parâmetros e, com base nisso, criar ações para melhoria da performance.
Além dessas ferramentas há muitas outras possíveis, tais como o Page Speed Insights, que mede a velocidade das suas páginas; e o SEMrush, que monitora acessos provenientes de conteúdo SEO e de links patrocinados. Você pode usá-las de forma individual ou combinadas, gerando dados ininterruptamente e ideias para otimizações.
PERFORMANCE DIGITAL: HORA DE OTIMIZAR
No que diz respeito à performance digital não bastam as ferramentas de análise. É preciso contar com recursos de otimização. Neste ponto, o mais importante talvez seja a Key Performance Indicator (KPI).
Uma KPI é um número que deve ser superado ou “batido”. Em outras palavras, uma KPI é uma meta. Ela pode ser usada em conjunto com qualquer métrica. Por exemplo, nas métricas de leads, vendas, Ticket Médio e ROI.
Tomemos como exemplo uma KPI de vendas. Digamos que uma de suas páginas de vendas vendeu 10 itens no mês passado e que você queira que ela venda 12 no próximo mês. Então, uma possível KPI poderia ser estipulada assim:
“Aumentar as vendas da página X em 20% no próximo mês”
Uma vez estipulada a KPI você deve listar logo em seguida as ações que irá realizar para bater a meta. Essas ações poderiam ser, por exemplo, baixar o preço do produto, baixar o preço do frete, melhorar o Design, as fotos e o conteúdo da página para melhorar a experiência do consumidor.
Perceba que uma das ações é melhorar o Design da página. Aqui entra em cena outra ferramenta de otimização, que é o CMS. Esse módulo incluso em plataformas e-commerce como a VTEX permite mexer na estrutura e no layout da sua loja virtual e melhorá-la em minutos. Logo depois das mudanças é só conferir se a conversão de vendas diminuiu ou aumentou.
CONVERSION RATE OPTIMIZATION
De todas as métricas do e-commerce, uma das mais importantes é sem dúvida a taxa de conversão (conversion rate) de leads e de vendas. Tanto é assim que existe em Marketing uma disciplina só para acompanhar e otimizar essa métrica. Essa disciplina é chamada de Conversion Rate Optimization (CRO).
Como funciona e como o CRO pode melhorar a performance digital?
A CRO envolve a realização de testes AB, análises de navegação por vídeo, análises avançadas de dados e testes com mapas de calor, entre outros, com o objetivo de obter insights para a melhoria da conversão ao longo de todo o Funil de Vendas. Existem no mercado agências de Marketing Digital que contam com o serviço de CRO para e-commerce, sendo a Agência e-Plus uma delas. Aliás, se você quiser falar com a nossa equipe da Agência e-Plus sobre o assunto, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro agora mesmo ou assim que puder:
Desse modo, você pode contratar um serviço de CRO por um período definido ou indefinidamente. A agência, nesse caso, poderá trabalhar sozinha ou integrada ao setor de Marketing da sua empresa. Seja como for, a tendência é que a conversão de leads e clientes do seu e-commerce tenha um up depois disso.
Enfim, os números revelam que investir em ferramentas CRO pode valer muito a pena. Para você ter uma ideia, o ROI médio de quem usa esse tipo de ferramenta é de 223%, de acordo com estudo da OutGrow citado pela 99Firms. A OutGrow mostrou que 173 das 3.000 empresas envolvidas em sua pesquisa obtiveram um ROI superior a 1.000%. Em contrapartida, apenas 5% não relataram ROI. Como se pode observar, as chances de fazer algum sucesso ao investir em CRO são razoavelmente boas.
CASES DE SUCESSO DE PERFORMANCE DIGITAL
Agora que o tema “performance digital” está mais claro na sua mente, eu vou lhe apresentar alguns cases de sucesso de serviços nesta área realizados pela Agência e-Plus. Desse modo, você poderá ter uma ideia do quanto isso pode ser útil para o seu e-commerce. Confira!
Melhorando a performance digital da Rede Torra com deco.cx
Um dos cases de maior sucesso da Agência e-Plus ocorreu quando a nossa equipe otimizou a performance digital do e-commerce da Rede Torra. Para fazer isso, nós utilizamos o CMS headless deco.cx para desenvolver o front-end da loja e a plataforma de e-commerce headless VTEX para orquestrar o back-end.
Testes feitos antes e depois do serviço revelam que a loja virtual da Torra pulou da nota 27 para a 94 no Page Speed Insights, cuja escala vai de 0 (ruim) a até 100 (ótimo). Dessa maneira, a loja agora consegue carregar o conteúdo principal em apenas 2,2 segundos, abaixo portanto do limite de 2,5 segundos considerado ideal pelo Google. As melhorias feitas sobretudo no front-end por meio do CMS deco.cx transformaram a Torra na loja virtual mais rápida do Brasil, conforme o Allomni Ranking.
A otimização da performance digital da Miess
A otimização da performance digital do e-commerce de sex shop e roupas íntimas Miess se deu por meio da migração de plataforma e-commerce. A plataforma antiga entrou em processo de desativação e, desse modo, os diretores da empresa procuraram a Agência e-Plus para migrar para outra plataforma, a VTEX.
Em apenas 30 dias, nossa equipe transferiu a loja da Miess para a plataforma VTEX e os resultados foram impressionantes. Se na plataforma antiga a média era de 300 a 500 pedidos diários, com a plataforma VTEX, foram feitos 5 mil pedidos em um único dia. Nos dias seguintes, os pedidos continuaram em alta, na casa dos 2 mil a 1,5 mil diários. O sucesso foi tanto que o CEO da Miess precisou contratar funcionários às pressas para conseguir fazer as entregas.
Assim como a Torra e a Miess, você pode melhorar a performance digital do seu e-commerce. Para fazer isso, contrate a Agência e-Plus! Clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo:
POR QUE A PERFORMANCE DIGITAL É IMPORTANTE?
No comércio eletrônico, a performance digital é importante porque ela indica se e quando a sua loja virtual está indo bem ou mal e, mais do que isso, lhe permite ter insights para melhorias o tempo todo. Assim, o ato de conferir e otimizar seu desempenho lhe ajuda a crescer.
Se pretende ter uma marca e-commerce forte, então você precisa crescer e se destacar. Você precisa aumentar o seu market share. E uma das formas de fazer isso é observar e melhorar dia após dia a sua performance digital.
- Assim que puder clique também em “agência de performance” e leia um post complementar.