O que é página de produto?

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Saiba quais as principais funcionalidades que esse recurso de vendas deve ter!

Página de produto é o local em uma loja virtual onde os consumidores tomam uma decisão de compra. Imagem: @pikisuperstar
Página de produto é o local em uma loja virtual onde os consumidores tomam uma decisão de compra. Imagem: @pikisuperstar

Dentro de uma loja virtual, página de produto é toda página que serve para descrever e precificar um produto; e que possua no mínimo um botão “Comprar” ou “Comprar e assinar” ou equivalente, entre outros fatores.

Com efeito, é quando visita uma página de produto que o consumidor online está mais próximo de tomar uma decisão de compra. Sendo assim, todas as funcionalidades dela devem motivar essa tomada de decisão.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DE UMA PÁGINA DE PRODUTO

Entre as principais funcionalidades de uma página de produto, eu posso citar, por exemplo:

Imagens:

Fotos, vídeos, infográficos, ilustrações e outros recursos do tipo permitem que o consumidor avalie o aspecto visual, a aparência do produto, antes de comprar. É por meio das imagens que ele pode verificar, por exemplo, detalhes, modo de funcionamento e formas de uso.

Zoom:

Não basta incluir imagens, uma página de produto deve contar com o recurso do zoom para que o consumidor possa fazer uma análise detalhada do item que pretende comprar. O zoom oferece melhor usabilidade e gera uma melhor experiência de compra.

Descrição:

A descrição textual do produto possibilita apresentar as características do produto e como elas solucionam os problemas e anseios do consumidor. Além disso, a descrição pode conter argumentos de vendas persuasivos, que motivam o consumidor a finalizar a compra.

Ficha técnica:

Apresenta os recursos do produto em forma de lista, geralmente em tópicos ou em formato de tabela. Desse modo, o consumidor pode verificar rapidamente quais as funções do produto à venda na página.

Opções do produto:

Ao vender um aparelho, por exemplo, você poderá incluir um seletor de potência para que o consumidor possa escolher a que melhor lhe agrade. Dependendo do produto também é possível incluir seletores de tamanho, cor, estampa, etc.

Quantidade:

O consumidor deve poder selecionar quantos itens irá comprar. Assim, inclua um seletor de quantidade com pequenos botões de mais e de menos. Em meio a esses botões, ponha um campo vazio onde o consumidor poderá digitar a quantidade exata se assim desejar.

Preço:

A Lei do E-commerce determina que você comerciante deve fornecer informações claras do produto, sendo o preço uma delas. O preço e as condições de pagamento, portanto, devem estar bem visíveis e legíveis na página de produto.

Botão de compra:

O botão “Comprar” é essencial na loja. Mas além dele você pode incluir um botão “Comprar e assinar”. Desse modo, ao invés de gerar uma compra apenas, você fará com que o consumidor entre em um ciclo de compras recorrentes. Mais do que um cliente, ele será um freguês.

Cálculo de frete:

Próximo ao preço e ao botão “Comprar”, uma boa página de produto deve conter uma calculadora de frete. Dessa maneira, basta o consumidor inserir o CEP e pressionar o botão “OK” para obter o preço do frete instantaneamente.

Review:

No final da página de produto é sempre bom incluir reviews, isto é, análises críticas feitas por quem já comprou e usou o item. De acordo com o BrightLocal citado por Kmaleon, 82% dos consumidores leem reviews antes de comprar.

https://youtu.be/LAGuKvqK2W0
Vídeo: como a implantação de reviews fortalece a reputação de um e-commerce como o seu

Recomendações:

Uma página de produto também poderá conter cards de recomendações de produtos. Por exemplo, você pode incluir uma chamada como “Quem viu este produto acabou comprando” ou “Baixou o preço” e logo abaixo uma sequência de cards de produtos.

FOMO:

É possível usar a técnica do Fear of Missing Out (FOMO) ou, em Português, “medo de perder” na página de produto. Para tanto, inclua um limite de tempo para a oferta ou um limite de itens no estoque. Isso criará nos consumidores uma urgência para comprar.

IMPORTÂNCIA DE TESTAR A PÁGINA DE PRODUTO

Mesmo que você ache que tenha criado a página de produto perfeita, sempre faça testes para comprovar se ela realmente dá resultados. Com o Teste AB, por exemplo, é possível testar duas páginas semelhantes e descobrir qual delas gera a melhor performance. Faça este e outros testes nas suas páginas e aperfeiçoe-as sempre.

Assim que puder clique em “Fotografia de produtos” e obtenha 5 dicas para clicar boas imagens.