Opt-out é a nomenclatura em inglês para a ação de anulação do cadastro de contato em uma lista de E-mail Marketing para e-commerce. Tal ação é realizada por um consumidor que não deseja mais receber atualizações da sua loja virtual.
O Opt-out é, portanto, o avesso do Opt-in que, por sua vez, é o ato de assinatura de uma lista de E-mail Marketing realizado por um determinado consumidor que teve acesso a uma squeeze page ou formulário de cadastro do seu comércio eletrônico.
De acordo com o Código de Ética Anti-Spam e Melhores Práticas de Uso de Mensagens Eletrônicas da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), para que uma mensagem eletrônica comercial ou institucional seja considerada eticamente correta, esta deve conter, entre outras coisas, “opções de Opt-in e Opt-out visíveis e em plenas condições de utilização eficaz”.
Recomenda-se, assim, que a chave de acionamento do Opt-out seja inserida no corpo de todas as mensagens de e-mail que você emite para a sua base de consumidores para que estes possam ativá-la a qualquer momento, quando bem entenderem.
Pode parecer um contra-senso deixar que um consumidor escape da sua lista de e-mails quando você investiu tanto tempo e recursos para criar squeeze pages e formulários para captura-los, no entanto, você deve pensar que deixar os consumidores que não têm interesse partirem evitará inúmeros transtornos como:
• Reclamações online que poderão minar a credibilidade do seu e-commerce;
• Criação de uma imagem negativa do seu negócio e-commerce;
• Ativação da sua empresa em listas de SPAM.
Não obstante, no Brasil já aconteceu de uma empresa ser condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar um usuário de e-mail por tê-lo enviado continuamente mensagens eletrônicas indesejadas.
Por fim, há de se levar em conta que, se você tiver sistemas Opt-in e Opt-out eficientes, a entrada e saída dos consumidores em sua lista de e-mail será livre, de modo que os usuários poderão ir e vir quando bem desejarem, o que fará com que você obtenha a credibilidade e o respeito deles.