O que é one stop shop?

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Descubra quais as vantagens desse tipo de negócio!

One stop shop (one stop market) é um modelo de negócios que visa abranger e saciar em um único lugar todas as necessidades de produtos e serviços que os consumidores têm. Imagem: @storyset
One stop shop (one stop market) é um modelo de negócios que visa abranger e saciar em um único lugar todas as necessidades de produtos e serviços que os consumidores têm. Imagem: @storyset

One stop shop, também chamado de one stop market, negócios de balcão único ou loja de uma parada, é um modelo de negócios no qual um comerciante como você oferece aos consumidores uma extensa gama de produtos e serviços em um só lugar.

O termo ganhou popularidade com as lojas de conveniência dos postos de gasolina dos EUA, que para oferecer maior praticidade e conveniência aos usuários do lugar oferecem um mix de produtos que pode ir de alimentos a medicamentos, passando até por eletrônicos.

Desse modo, os consumidores não precisam realizar várias compras picadas em diferentes lojas. Ao invés disso, eles podem comprar tudo o que precisam em um só local e fazer um único pagamento, o que lhes proporciona maior praticidade.

Com a evolução do e-commerce nas últimas duas décadas, os modelos de negócios do tipo one stop shop passaram a vigorar também online. A Amazon, o Magalu e a Americanas.com, por exemplo, operam como verdadeiras lojas de uma parada na internet. O bordão famoso da Amazon, aliás, é “tudo para você, de A a Z”.

VANTAGENS DO ONE STOP SHOP

Para um comerciante online, existem muitas vantagens de contar com um negócio one stop shop. A primeira delas é que, ao aumentar o mix de produtos, a tendência é aumentar a audiência. Além disso, aumenta-se também o tempo de permanência dos consumidores dentro da loja.

Com efeito, ao aglutinar mais pessoas por mais tempo em um único estabelecimento comercial, as vendas podem aumentar de forma considerável. Ademais, o ticket médio das compras pode aumentar em muitos casos, gerando mais lucro.

Os clientes, por suas vezes, obtêm maior satisfação ao conseguirem encontrar tudo o que precisam na mesma loja virtual. Dessa maneira, eles economizam tempo. Eles também ganham em praticidade, pois só precisam fazer um ao invés de vários pagamentos.

Todas essas comodidades dos negócios do tipo one stop shop melhoram a experiência de compras dos consumidores. Desse modo, a taxa de fidelização é otimizada, o que gera compras recorrentes e garante a sobrevivência do empreendimento ao longo do tempo.

Vídeo: importância de otimizar a experiência de compras no e-commerce!

COMO IMPLANTAR

Para implantar uma one stop shop é preciso aumentar o seu mix de produtos. Você pode fazer isso montando um estoque variado. Ou, se preferir, é possível transformar sua loja online em um marketplace e assim trabalhar com o estoque dos seus sellers.

Além disso, para ter um negócio one stop shop online de respeito é necessário oferecer serviços de valor agregado aos consumidores. Ofereça, por exemplo, garantias estendidas, chat ao vivo, cupons de desconto, etc.

Como se pode observar, o modelo one stop market pode elevar o seu e-commerce para o próximo nível. Talvez seja isso o que você tenha que começar a fazer a partir de agora para crescer. E se precisar de ajuda com isso, já sabe, você pode contar com a Agência e-Plus!

Assim que puder clique em “Home shopping” e conheça esse modelo de negócios!