On-demand commerce ou comércio sob demanda é o modelo de negócios no qual o fator mais importante é conseguir identificar e prover as demandas dos consumidores ao invés de montar um estoque para vender ou revender produtos a esmo.
Em muitos casos, no e-commerce tradicional, a oferta cria a demanda. Ou seja, a produção dita as ordens. Assim, primeiro se produz e depois se cria uma demanda para vender. Mas no on-demand commerce, a demanda vem em primeiro lugar e a produção depois.
Uma loja virtual de camisetas personalizadas é um ótimo exemplo de on-demand commerce. Primeiro as pessoas informam o que e como desejam e só depois é que a empresa cria o produto e faz a entrega.
Em outras palavras, isso significa que no comércio sob demanda é fundamental que o varejista priorize a identificação dos desejos dos consumidores. Isto é, ele deve se perguntar e tentar entender o que os consumidores querem a seguir.
Desse modo, se o comércio tradicional opera com um sortimento fixo, o on-demand commerce deve empregar um sortimento dinâmico. Ou seja, no on demand, você varejista deve buscar e comprar apenas os produtos que os seus consumidores desejam.
COMO IMPLANTAR O ON-DEMAND COMMERCE?
Como em quase tudo na vida, o primeiro passo para implantar o comércio sob demanda é criar um plano. E esse planejamento deve conter sobretudo um estudo sobre brand persona e buyer persona.
Brand persona é o arquétipo de consumidor com o qual a sua marca deve se comunicar. E buyer persona, por sua vez, é o arquétipo de consumidor que a sua empresa espera atender e para o qual deseja vender produtos.
Com efeito, ao identificar os grupos de pessoas que se comunicam e compram do seu e-commerce, você conseguirá identificar também os desejos e as tendências de desejos desses grupos com mais facilidade. Assim é possível ofertar os produtos que eles realmente querem, ou seja, apenas os produtos demandados.
Enfim, só depois de identificados os desejos é que você estabelece contato com um fornecedor e faz uma compra precisa. Assim, os seus estoques estarão sempre enxutos porque não haverá produtos sobressalentes ou sem demanda como ocorre em muitos e-commerce tradicionais.
Sendo assim, o risco de ficar com produtos não vendidos em estoque é baixo. Além disso, os custos de estoque poderão ser menores também. E você ainda pode usar o estoque de terceiros como no dropshipping apenas comprando e revendendo os produtos certos para os seus clientes.
Assim que puder clique em “Dropshipping” e saiba como funciona esse modelo de negócios!