Chegou a hora de você descobrir o que é omnichannel. Do idioma Latim, o termo “omni” significa “tudo”. Já a palavra inglesa “channel” quer dizer “canal”. Ou seja, no comércio online e no físico, no varejo ou no atacado, o omnichannel é a integração de canais de vendas. Simples assim.
Neste post, você conhecerá as vantagens de montar um negócio deste tipo. Também descobrirá a diferença entre omnichannel, multichannel, crosschannel e u-commerce. Além disso, aprenderá como fazer uma integração de canais perfeita. Continue lendo e fique por dentro!
O QUE É OMNICHANNEL E QUAL A DIFERENÇA PARA MULTICHANNEL, CROSSCHANNEL E U-COMMERCE?
Para responder à pergunta “O que é omnichannel?” eu apresentarei alguns modelos de negócios semelhantes. Desse modo, será mais fácil para você entender o que é um e o que é outro e compreender melhor o que mais interessa, confira:
Multichannel:
Multichannel é um modelo de negócios com vários canais online e físicos, tais como uma loja de rua, uma loja virtual e um setor de telemarketing, por exemplo, mas que não se integram. Isto é, os canais não têm vínculo uns com os outros apesar de serem da mesma marca.
Crosschannel:
Já no crosschannel há vários canais, os quais integram-se de forma tênue. Neste modelo de negócios o consumidor consegue visualizar um vínculo entre os canais. Mas devido à escassez de tecnologias de integração não é possível oferecer uma experiência plenamente personalizada para estes consumidores.
Omnichannel:
O omnichannel, por sua vez, tem integração de canais avançada e, sendo assim, o consumidor reconhece a marca em todos eles. Além disso, o Histórico do Cliente integra as compras feitas pelo cliente nos mais diversos canais da marca. Isso possibilita melhor personalização e experiência de compras.
U-Commerce:
Modelo omnichannel avançado, o u-commerce emprega redes ubíquas com conexão a partir de qualquer lugar, atendimento altamente personalizado, com tecnologias que se conectam, trocam e completam dados dos consumidores.
Como se pode observar, há um grau de evolução de um modelo para outro. Neste cenário, as médias e também as grandes varejistas como a Amazon, a Casas Bahia e a Magazine Luiza, por exemplo, encontram-se atualmente em algum ponto entre o omnichannel e o u-commerce.
O QUE É OMNICHANNEL: VANTAGENS
O omnichannel é, portanto, um modelo de negócios que integra vários canais de Marketing e de vendas, o que faz com que o consumidor perceba que todos estes canais estão unificados, isto é, que eles são um só canal e que pertencem à mesma marca.
Agora que você já sabe o que é omnichannel, eu vou lhe apresentar algumas das suas melhores vantagens. Mais do que isso, eu vou mostrar alguns números que comprovam o quão eficiente pode ser esse modelo de negócios. Acompanhe!
Maior retenção
- As empresas com sólido envolvimento de clientes omnichannel retêm 89% de seus compradores em comparação com 33% das empresas com um fraco envolvimento de clientes omnichannel, conforme informações do Aberdeen Group citadas pelo Reve Chat.
Mais receita
- 30% maior é o valor dos clientes omnichannel em relação aos clientes monocanal, conforme dados do Google citados pelo já mencionado Reve Chat. Isso significa que os consumidores omnichannel podem gerar muito mais receita para o seu negócio.
Maior taxa de visitação
- 80% maior é a taxa de visitas incrementais à loja física quando uma empresa como a sua faz uso de estratégias omnichannel, de acordo com o Think With Google. Ou seja, esse modelo de negócios atrai mais consumidores.
Maior taxa de compra
- Segundo dados da Omnisend citados pelo blog da Save My Cent, usar três canais ao invés de apenas um ao realizar uma campanha de Marketing pode resultar em uma taxa de compras 287% maior. Ou seja, unificar a sua marca pode aumentar o seu sucesso nas vendas.
Com efeito, é de extrema importância que você comece a investir em um comércio omnichannel. Unificar os seus canais de vendas, como visto até aqui, pode aumentar o sucesso da sua marca, proporcionando um crescimento consistente no mercado.
RECURSOS PARA UM NEGÓCIO OMNICHANNEL
Para montar um negócio omnichannel é necessário fazer uso de uma série de ferramentas, as quais podem integrar canais de vendas físicos e virtuais. São, por exemplo, recursos fundamentais para aplicação desse modelo de negócios:
- Plataforma headless como a VTEX, por exemplo, capaz de integrar aplicativos omnichannel variados;
- Sistema ERP para integrar e planejar os recursos da empresa como um todo;
- Sistema OMS que integra estoques e possibilita visualizar pedidos feitos em múltiplos canais;
- Prateleira Infinita, que viabiliza vender online para um consumidor que está na sua loja física;
- Sistema de Automação de Marketing Multicanal, que sincroniza a sua publicidade em vários canais;
- Pick up store, que possibilita que os clientes retirem, na sua loja física, as compras feitas online;
- Locker ou armário inteligente, onde os seus clientes poderão fazer a retirada de produtos;
- Marketplace, que permite criar um shopping online ou vender no shopping online de terceiros;
- Social selling, que possibilita compartilhar o carrinho virtual e fazer vendas via redes sociais;
- Ship to home, que permite ao cliente de loja física escolher qualquer endereço de entrega;
- Click & collet, que permite ao cliente reservar produto em loja física e analisá-lo antes de comprar;
- Ship from store, que transforma lojas físicas em rede de entregas de produtos comprados online;
- Return in store, que possibilita ao cliente trocar na loja física um produto comprado na loja virtual.
Com recursos assim, um cliente pode iniciar sua jornada de compras no Google, passar para a loja virtual, concluir a compra em uma loja física e solicitar a entrega do produto em sua casa. Ou, ele também pode iniciar a jornada de compra dentro de uma loja física, concluí-la em uma mobile loja a partir de seu smartphone e ir buscar o produto em um armário inteligente, entre outras experiências.
Enfim, estes são apenas alguns exemplos. Logicamente, não é possível implantar tantas soluções assim em uma tacada só. Então, o jeito é ir implantando uma a uma, pouco a pouco. Cada solução omnichannel implantada aumenta o poder do seu negócio.
CASES DE SUCESSO DO OMNICHANNEL
Muito bem, você já sabe o que é omnichannel e conhece alguns recursos para montar um comércio do tipo. Agora, então, chegou a hora de você conhecer também alguns cases de sucesso de empresas que embarcaram na unificação de seus canais de vendas. Acompanhe:
Decathlon usa VTEX Sales App para aproximar os produtos de todos os clientes do país
Decathlon é uma multinacional francesa do ramo de comércio de artigos esportivos. Fundada em 1976, ela possui atualmente mais de 1.600 lojas físicas em mais de 60 países, além de lojas virtuais. Com múltiplos canais de vendas no Brasil, a marca tinha o objetivo de superar a ruptura de estoque, que é uma situação na qual o cliente tenta fazer uma compra, mas o produto não está disponível na loja em questão. A ruptura de estoque gera muitas perdas de vendas.
Para superar o problema, a Decathlon usou o VTEX Sales App. Disponível na VTEX App Store, esse aplicativo permite vender os estoques de lojas físicas e virtuais na mesma solução, criando desse modo uma prateleira infinita. Assim, todos os canais de vendas da marca agora têm acesso a 100% do catálogo de produtos. Isso significa que os produtos estão sempre disponíveis para os clientes em qualquer canal. Com efeito, a Decathlon agora consegue realizar vendas que antes não conseguia fazer. A princípio, o projeto alavancou cerca de 33% (1/3) das vendas digitais.
Allbirds usa Shopify PDV para aplicar o ship to home
Outro exemplo de transformação omnichannel é o da Allbirds. Para quem não conhece, a Allbirds é empresa norte-americana de comércio de produtos de moda. Fundada em 2016, a marca cresceu rapidamente e logo passou a contar com mais de 30 lojas físicas nos EUA e em outros países, em cidades como Denver, Seatle, Tóquio, Nova Iorque, Londres e Auckland. Além disso, a empresa também conta com uma loja virtual construída sob a plataforma Shopify Plus.
Neste contexto, um dos desafios da marca para gerar uma experiência omnichannel para seus clientes era criar uma prateleira infinita. Para fazer isso acontecer, a Allbirds implementou a solução Shopify PDV, que unifica os estoques de todos os seus canais de vendas. Desse modo, a empresa conseguiu implantar o ship to home, recurso no qual o cliente compra em uma loja física e escolhe um endereço de entrega. Com esta solução, se um consumidor aparece em uma loja e pede um produto que não está ali naquele momento, o vendedor pode acionar o ship to home. Assim, o vendedor sempre pode dizer, “sim, nós temos o produto que você precisa”, o que aumenta as vendas.
No segundo trimestre de 2022, a Allbirds ultrapassou US$1 bilhão em receita líquida vitalícia, o que é uma conquista extraordinária para uma marca ainda muito jovem. Boa parte dessa conquista se deve ao uso de soluções omnichannel da Shopify como o Shopify PDV.
SUPORTE PARA IMPLANTAÇÃO DE COMÉRCIO OMNICHANNEL
Para implantar um comércio omnichannel como a Decathlon e a Allbirds recorra ao suporte especializado da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada nas principais soluções omnichannel do mercado, tais como as plataformas VTEX, Shopify Plus e RD Station Marketing, por exemplo.
Com mais de 10 anos de tradição, a Agência e-Plus já produziu mais de 300 projetos para marcas como a Speedo, Pirelli, Wahl, Pierre Cardin, Le Coq Sportif, Xerox, Torra, Miess, Gregory, Sonda, Chocolife, Utilplast, Openbox 2, Vila Romana, Yamamura e Talchá, entre outras.
A Agência e-Plus é mundialmente reconhecida pelo Quadrante VTEX. Ela atua em países como o Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Equador, entre outros, oferecendo soluções de ponta a ponta para o e-commerce e omnichannel.
Seja um varejista, atacadista ou fabricante, você pode contratar a Agência e-Plus a partir de qualquer localidade com acesso a internet, bastando para isso clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: