O termo “Marketing Myopia”, ou miopia de mercado, foi cunhado pelo economista Theodore Levitt, na década de 1960. Ele fez isso para alertar aos administradores e diretores de empresas que os desejos e anseios dos consumidores são mais importantes do que os produtos.
Em outras palavras, a miopia de mercado ou miopia em Marketing são termos que definem as situações em que os diretores de uma empresa focam seus esforços de posicionamento estratégico e divulgação no produto que estão comercializando ao invés de focarem nas necessidades dos consumidores, o que pode acontecer também em empresas e-commerce. Conheça os riscos disso em seguida!
Assim que puder leia também:
MIOPIA DE MERCADO: RISCOS
O problema da miopia de mercado é que, ao ajustar o planejamento estratégico, tático e operacional com base no produto, você corre o risco de perder espaços no mercado para o seus concorrentes.
A título de exemplo, um dos casos mais emblemáticos de miopia de mercado é aquele que se relaciona à Kodak. A Kodak era uma das maiores fabricantes de produtos fotográficos no século 20. O negócio dessa companhia era vender filmes para a fotografia analógica. Seus diretores, muito focados nesse produto, não perceberam que – com a chegada das tecnologias digitais – as necessidades dos consumidores haviam mudado.
Assim, ao insistir no comércio de filmes analógicos, a Kodak perdeu espaço no mercado fotográfico para empresas que visualizaram as novas necessidades dos consumidores e passaram a desenvolver máquinas fotográficas digitais.
Felizmente, hoje há ferramentas modernas como a “Value Proposition Design” e “Business Model Canvas” que permitem que empreendedores de e-commerce como você criem um negócio com foco nas necessidades dos consumidores e evitem, assim, a miopia de mercado.