O que é métrica de vaidade?

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Saiba quais métricas podem ser mais importantes para o seu e-commerce!

Métrica de vaidade é aquela que infla o ego, mas não mostra a realidade do seu e-commerce. Imagem: @pch.vector
Métrica de vaidade é aquela que infla o ego, mas não mostra a realidade do seu e-commerce. Imagem: @pch.vector

No e-commerce, métricas são parâmetros que contam com dados, os quais podem ser usados para monitorar e otimizar a eficiência de uma loja virtual ou de um marketplace, por exemplo. Neste contexto, uma métrica de vaidade, por sua vez, também oferece dados, mas estes não têm relevância para o negócio.

Como o próprio nome já diz, as métricas de vaidade fornecem dados que iludem. Ou seja, elas proporcionam uma avaliação muito lisonjeira de uma situação. Portanto, não se pode confiar nelas para administrar um negócio como um e-commerce.

Diferente da métrica de vaidade, as métricas de performance fornecem dados que permitem mudar seu e-commerce para melhor. Por isso, estas últimas devem ser acompanhadas da chamada Key Performance Indicator (KPI), que nada mais é do que uma meta a ser batida em um período.

MÉTRICA DE VAIDADE: TIPOS

Existem muitos tipos de métricas de vaidade. Posso citar, por exemplo, o número de comentários, de likes, de cliques, de compartilhamentos e de seguidores, entre outras. A vaidade está no fato de que elas inflam o ego, mas não servem para o que importa, que é melhorar seu Funil de Vendas.

Lembre-se, todas as métricas que vier a usar devem lhe ajudar a melhorar sobretudo o seu desempenho de vendas. Contar likes e cliques, por exemplo, não lhe ajudará nesse processo, pois esses números não lhe permitem tomar decisões estratégicas e nem melhorar a saúde do seu e-commerce.

Desse modo, você não deve estipular uma KPI (uma meta) para o número de likes em um post ou para o número de curtidas em uma página. Esses indicadores podem confundir a sua administração e colocar todo o seu negócio a perder, pois eles na verdade não indicam o que importa.

QUAIS AS MÉTRICAS QUE IMPORTAM?

Como dito, as métricas que importam para o seu negócio dizem respeito à performance. Elas lhe permitem escalar o seu Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. Isto é, lhe ajudam a melhorar a performance de todas as etapas do seu Funil de Vendas. Elas apontam dados que lhe ajudam a fazer mais leads, clientes e fregueses.

Entre as métricas de performance mais importantes para o e-commerce, eu cito, por exemplo:

  • A quantidade de pedidos recebidos em um período;
  • A taxa de conversão de vendas;
  • A taxa de conversão de leads;
  • O ticket médio;
  • O Lead Scoring que mede a relevância de cada um dos seus leads;
  • A frequência de compras que mostra a conversão de clientes em fregueses;
  • O número de renovações de contratos ou assinaturas de produtos;
  • O Life Time Value, que mostra o quanto cada cliente vale para o seu negócio;
  • Custo de Aquisição por Cliente, isto é, o quanto custa conquistar cada cliente;
  • Número de visitantes das suas páginas de vendas.

Muitas dessas métricas de performance podem ser monitoradas por plataformas de automação de Marketing como a RD Station. A RD Station, aliás, é a plataforma que nós da agência e-Plus usamos para monitorar algumas das métricas dos nossos clientes no comércio eletrônico. Se você ainda não usa, eu recomendo.

Vídeo: conheça a RD Station, usada por nós da agência e-Plus para otimizar o desempenho dos sites de e-commerce dos nossos clientes

MÉTRICA DE VAIDADE: COMO USAR?

Dê sempre uma olhada nas métricas de vaidade, pois isso lhe permitirá estabelecer algumas relações entre diversos parâmetros. No entanto, evite usá-las como o motivo principal para melhorias no seu e-commerce. Para fazer esse trabalho, use as métricas de performance e assim você fará muito melhor para a saúde do seu negócio.

Assim que puder clique em “Analista de Métricas” e saiba se vale a pena contratar esse profissional para o seu e-commerce!