Marketplace out é um modelo de negócios do e-commerce no qual um empreendedor digital como você vende os produtos do seu e-commerce em plataformas de terceiros. Ou seja, esse modelo permite que você use a estrutura de outras empresas como a Amazon para o comércio online.
O marketplace out é, dessa maneira, o contrário do marketplace in. Só para você entender melhor, um marketplace in se configura quando a sua empresa cria um shopping online onde empresas de terceiros podem vender os produtos delas.
CARACTERÍSTICAS DE UM MARKETPLACE OUT
A principal característica de um marketplace out é a sua capacidade de agregar uma infinidade de vendedores (sellers) em uma mesma plataforma. Desse modo, ele possibilita a criação de um centro de compras online muito parecido com um shopping.
Isso é possível graças à tecnologia chamada split de pagamento, que distribui o pagamento feito pelo consumidor para as diversas lojas, ao marketplace, gateways de pagamento, transportadoras e outras partes e instituições envolvidas no processo de uma compra.
Em geral, o marketplace out é interessante sobretudo para empresas menores, que ainda não têm cacife para montar uma loja própria. Mas ele é ótimo também para empresas médias e grandes, pois permite que estas aumentem seus canais de vendas e atinjam novos públicos.
Outra característica importante de um marketplace out é a sua alta capacidade de gerar tráfego. Isso, por sua vez, proporciona mais visibilidade para os produtos dos sellers sem que para isso estes precisem investir em propaganda.
Além disso, um marketplace out é o responsável pela estrutura tecnológica, de modo que os sellers usufruem do site sem precisarem se preocupar com Tecnologia da Informação. Em muitos casos, esse tipo de marketplace cuida também da infraestrutura física, englobando serviços de fulfillment e entregas.
Enfim, um marketplace out não oferece toda essa estrutura de graça. A empresa detentora do marketplace cobra de cada seller uma taxa, a qual geralmente é uma comissão por venda de produto. Cabe ao seller avaliar se é melhor ter uma loja virtual própria ou arcar com a taxa de um marketplace out.
COMO FAZER A INTEGRAÇÃO?
A primeira coisa a se fazer para se integrar como seller e assim começar a vender os seus produtos em um marketplace out é ler as instruções do marketplace. Logo depois, você deverá fazer um cadastro e aguardar a aprovação, o que pode demorar alguns dias.
Se, contudo, você já tiver uma loja virtual em uma plataforma e-commerce como a VTEX, as coisas ficam bem mais fáceis. Isso porque a VTEX conta com integrações nativas com grandes marketplaces como o da Amazon, Mercado Livre e Walmart, entre outros.
Ademais, é possível terceirizar a integração. Isto é, você pode contratar uma agência VTEX como a Agência e-Plus, por exemplo, para fazer o serviço. A Agência e-Plus já produziu mais de 300 lojas virtuais para clientes do Brasil e de países como a Argentina, Portugal e Costa Rica.
Seja como for, entrar para um marketplace out pode lhe ajudar a projetar e escalar a sua marca e-commerce. Por meio desse modelo de negócios você pode usar a força de grandes marcas como a Amazon para obter maior credibilidade no mercado.
Assim que puder clique em “VTEX Marketplace” e saiba mais sobre esta solução!