O que é marketplace? É um tipo de shopping online onde diferentes empresas comercializam produtos e serviços para internautas. Nesse sistema, os internautas podem comprar em várias lojas e fazer um pagamento único. Esse modelo de negócios oferece vantagens para consumidores, lojistas e sobretudo para os donos do marketplace.
Seja como for, do ponto de vista do empreendedorismo é possível criar um negócio de marketplace ou, se preferir, cadastrar-se em um marketplace já pronto e atuar no comércio eletrônico por meio dele como um vendedor. Saiba mais sobre isso adiante!
O que é marketplace: quem é quem nesse negócio?
Um marketplace é constituído por várias coisas, sobretudo as seguintes:
• Marketplace: é o shopping online
• Plataforma marketplace: software onde o marketplace é criado e administrado
• Mantenedora: é a empresa que criou e mantém o marketplace online
• Seller: é a empresa que vende produtos e serviços via marketplace
• Consumidor: é o internauta que pesquisa e planeja comprar um produto
• Cliente: é o consumidor que já comprou um produto
• Transportadora: é a empresa que entrega o produto no local do cliente
• Gateway de pagamento: é a empresa que administra os pagamentos
• Split de pagamento: aplicativo que distribui o pagamento aos sellers
• ERP: sistema de gestão de canais de vendas
Enfim, um marketplace é um ótimo lugar para comercializar produtos e serviços ao lado de outros pequenos, médios e até grandes players do mercado de e-commerce, entre outras vantagens.
• Acesse e leia também o artigo “Split de pagamento” e saiba mais sobre essa importante ferramenta de marketplace.
Vantagens de atuar no marketplace
Agora que você já sabe o que é marketplace, vou expor alguns dos benefícios de se atuar como empresa mantenedora e também como seller. Com isso, você poderá escolher qual é o melhor caminho na hora de criar seu negócio no ramo.
• Acesse e leia também o post “Logo para loja virtual” e aprenda a criar o logotipo do as sua loja seller ou do seu marketplace
Como empresa mantenedora de marketplace, você poderá ter benefícios como:
• Criação de uma rede de lojistas, o que aumenta o poder do seu negócio
• Amplitude de produtos, o que gera mais audiência no site
• Obtenção de comissões sobre as vendas feitas pelos lojistas
• Venda de recursos (aplicativos) premium para os lojistas otimizarem suas lojas
• Comércio de assinaturas de espaços no site para os sellers
Isso sem falar que sendo o(a) dono(a) de um marketplace você não precisará lidar diretamente com a logística. Isto é, os estoques e os transportes de produtos ficam a cargo dos sellers.
Já se você atuar como seller, suas vantagens poderão ser:
• Menos investimento em infraestrutura, que fica a cargo da mantenedora
• Mais credibilidade, pois sua marca pode aparecer ao lado de grandes marcas
• Mais visibilidade, posto que os marketplaces têm muita audiência
• Mais facilidade para ranquear páginas de vendas no Google em boas posições
• Mais vendas decorrentes do maior número de visitantes
Muito bem. Mas e agora? Você já escolheu se pretende ser uma empresa seller ou uma mantenedora de marketplace? Faça a sua escolha e comece a entrar nesse mercado.
Como atuar no marketplace
Hoje em dia, a maioria das plataformas de e-commerce top de linha oferecem integração da sua loja virtual com os principais marketplaces do mercado. Algumas delas vão mais longe e lhe permitem criar o seu próprio marketplace.
Com a Linx Commerce, por exemplo, é possível criar seu site e-commerce e/ou um marketplace. Além disso, essa plataforma conta com ERP nativo, que integra todos os seus canais de vendas e viabiliza a administração deles a partir de um painel único.
Para criar a sua loja seller, o seu marketplace e/ou uma loja virtual, aposte nos serviços de uma agência como a e-Plus, que é certificada em plataforma Linx.
Como está o mercado de marketplace atualmente?
De acordo com o estudo “Marketplace no Brasil” da Precifica, o número de sellers subiu de 7.448 para 14.204 em 2018. Ou seja, esse mercado teve um aumento de 90,7% no número de vendedores recentemente. O potencial é grande e você deve considerar isso enquanto planeja o seu negócio.