Hoje vamos continuar com a nossa série sobre Marketing para e-commerce, na qual já comentamos as modalidades B2B e B2C. No artigo “Conheça os tipos de e-commerce”, eu listo resumidamente cada um deles. Vale a pena ler!
Agora é hora de abordar o modelo de negócios B2E, cuja sigla significa “Business to employee” ou “Negócios para funcionários”, o que pode ser feito por meio de lojas virtuais na internet ou integradas à intranet da companhia.
Para ter uma ideia de como isso pode funcionar, selecionei alguns exemplos para você dar uma olhada. Confira:
– Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI)
– SulAmérica para funcionários
– Venda a funcionários Electrolux
Diferentemente do B2B (onde o poder de compra é muito alto) e do B2C (onde o mercado é enorme), o Marketing B2E requer o comércio de produtos mais baratos para um grupo específico de pessoas que atuam dentro da corporação.
Assim, no contexto da comunicação integrada, o comércio eletrônico B2E deve ser inserido no raio de abrangência do chamado Marketing Interno e, desta forma, proporcionar os seguintes benefícios:
– Aumentar a qualidade de vida dos funcionários
– Engajar e motivar os colaboradores
– Evitar o turnover (reposição de empregados), que custa caro à empresa
– Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários
Para que o Marketing para e-commerce B2E tenha um bom retorno, convém conhecer a fundo as expectativas dos colaboradores e criar produtos que se encaixem na medida exata para eles, isto é, que amenizem suas dores e lhes proporcionem melhor desempenho.
Nós da agência de Marketing Digital E-plus nos colocamos à sua disposição para ajudar na implantação de loja virtual com Marketing para e-commerce voltado para B2E. Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2373-5471 para marcar uma reunião e fazer um orçamento.