Para ter sucesso na divulgação de produtos e serviços na internet, o plano é simples. Primeiro, conheça os tipos de e-commerce: B2B, B2C, B2E, C2C. Segundo, identifique qual é o seu. E, terceiro, crie uma estratégia de Marketing para e-commerce equivalente.
Eu já comentei sobre o B2B e, neste artigo, vou abordar especificamente o Marketing para e-commerce B2C. Fique de olho nas novidades do blog da agência de Marketing Digital E-Plus, que em breve escreverei sobre B2E e C2C também.
A sigla “B2C” é o acrônimo de “Business to consumer” que, em português, significa “Da empresa para o consumidor”. Ou seja, trata-se do tipo de comércio no qual uma empresa vende seus produtos e/ou serviços diretamente para o consumidor final.
O Marketing para e-commerce B2C possui, portanto, características exclusivas, tais como:
Mercado com bilhões de compradores conectados à internet (cada qual com desejos e anseios variados) em todo o mundo, o que obriga as empresas a fazerem uma segmentação comportamental, geográfica e demográfica a fim de estabelecer um público-alvo;
Os consumidores finais agem frequentemente por emoção muito mais do que pela razão, o que facilita o uso de modelos de “compra por impulso” como o sistema Smartcheckout® da Vtex, por exemplo;
Outro recurso possível para trabalhar com as emoções e com o lado psicológico dos consumidores é o uso de Neuromarketing e dos chamados gatilhos de vendas nos conteúdos publicitários da empresa;
Os consumidores finais são seres humanos e não uma fria e calculista instituição. Por isso, o relacionamento é importante na hora de fazer publicidade para este público.
No nosso portfólio, temos dezenas de clientes que contaram com nossos serviços de Marketing para e-commerce B2C. Caso você esteja pensando em criar campanhas do tipo para a sua loja virtual, entre em contato conosco para conversar sobre o assunto. Ligue (11) 2373-5471!