O que é Marketing Omnichannel?

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Saiba como usar essa estratégia de divulgação!

O Marketing Omnichannel permite integrar a publicidade online e offline com grandes vantagens. Imagem: @rawpixel.com
O Marketing Omnichannel permite integrar a publicidade online e offline com grandes vantagens. Imagem: @rawpixel.com

Se o omnichannel é a integração dos canais de vendas, o Marketing Omnichannel consiste na integração dos canais de divulgação de uma empresa como a sua tendo como foco o consumidor. Ou seja, trata-se de uma estratégia que visa manter a sua marca ativa em várias mídias de forma simultânea e sincronizada.

A ideia, desse modo, é fazer com que os canais de vendas e de publicidade funcionem de forma complementar. Em outras palavras, um deve potencializar a mensagem do outro, gerando uma experiência sincronizada e contínua para os consumidores, como se todos os canais fossem um único canal.

Vídeo: saiba se vale a pena implantar o Marketing Omnichannel

De acordo com o Omnisend citado pelo V12 Data, os profissionais de Marketing que usam três ou mais canais em qualquer campanha obtêm uma taxa de compra 287% maior do que aqueles que usam campanhas de canal único. Pois este é um bom motivo para você começar a usar essa estratégia agora.

COMO FUNCIONA O MARKETING OMNICHANNEL

Como dito, o Marketing Omnichannel une canais. Por exemplo, um consumidor pode encontrar um post no seu blog de e-commerce sobre o “Tênis X”. Ao ler o post, ele encontra um link que o encaminha para uma página de vendas da sua loja virtual. Daí ele compra o produto online, mas escolhe retirar em uma das suas lojas físicas.

Ao entrar na sua loja física para retirar o “Tênis X” que comprou online, o consumidor passa por uma série de prateleiras. Em uma delas ele encontra o anúncio “Compre também um par de meias!”. Ele acha isso uma boa ideia e põe o item no carrinho. Resultado, graças à comunicação integrada, o cliente sai da loja com dois produtos comprados em canais diferentes.

E a experiência pode continuar infinitamente. Ao passar pelo caixa, por exemplo, o cliente encontra um panfleto com QR Code para uma promoção online. Ele escaneia o código que o leva para uma página de vendas de uma calça. Mas suponhamos que o telefone toque e o consumidor se esqueça de finalizar a compra da calça. O que acontece depois?

Como o seu Marketing é integrado, o consumidor esquecido começará a receber mensagens de Remarketing em seu e-mail. Essas mensagens informarão que o consumidor esqueceu de finalizar a compra da calça e que ele precisa fazer isso o mais rápido possível para não perder o desconto.

Como se pode observar, no Marketing Ominchannel a comunicação tem um fluxo contínuo e sincronizado. Um canal está interligado ao outro. Canais de divulgação físicos e online funcionam como se fossem um só canal. Fazer isso funcionar dá um certo trabalho, mas os resultados são ótimos.

Vídeo: saiba mais sobre Marketing Omnichannel

COMO FAZER ISSO FUNCIONAR?

Tudo começa no Plano de Marketing, documento no qual você deve descrever quais canais pretende utilizar. O básico é trabalhar com links patrocinados para e-commerce, Inbound Marketing com blog de e-commerce e Marketing Impresso. Depois você poderá acrescentar outros canais de publicidade gradativamente.

Todo o seu Marketing deve estar integrado com a plataforma de comércio unificado com a qual você faz a gestão do seu negócio. Além disso, é uma boa ideia usar também uma Customer Data Platform (CDP) para em um único local coletar, guardar e processar dados sobre consumidores vindos de várias fontes online e offline.

Vídeo: descubra o que os consumidores mais prezam no omnichannel!

Outro fator crucial para um bom Marketing Omnichannel é treinar o seu time de atendimento e de vendas. Assim, os atendentes e vendedores poderão abordar os consumidores em vários canais como no chat ou presencialmente, mas os consumidores terão a sensação de que tudo é uma coisa só, sincronizada e contínua.

Seu Plano de Marketing Omnichannel também deve contemplar a padronização da sua marca. A Cultura Organizacional, as cores, o discurso, os símbolos, a áudio marca, entre outros elementos, devem ser os mesmos tanto para canais de vendas online quanto para os canais de vendas físicos.

Como sempre, no Marketing, a implantação leva tempo e requer esforço. Mas tudo isso é compensado em médio em longo prazos. Portanto, vale a pena tentar implantar o Marketing Omnichannel na sua empresa.

Assim que puder clique em “Campanha de Marketing” e sabia como divulgar o seu e-commerce!