Se o omnichannel é a integração dos canais de vendas, o Marketing Omnichannel consiste na integração dos canais de divulgação de uma empresa como a sua tendo como foco o consumidor. Ou seja, trata-se de uma estratégia que visa manter a sua marca ativa em várias mídias de forma simultânea e sincronizada.
A ideia, desse modo, é fazer com que os canais de vendas e de publicidade funcionem de forma complementar. Em outras palavras, um deve potencializar a mensagem do outro, gerando uma experiência sincronizada e contínua para os consumidores, como se todos os canais fossem um único canal.
De acordo com o Omnisend citado pelo V12 Data, os profissionais de Marketing que usam três ou mais canais em qualquer campanha obtêm uma taxa de compra 287% maior do que aqueles que usam campanhas de canal único. Pois este é um bom motivo para você começar a usar essa estratégia agora.
COMO FUNCIONA O MARKETING OMNICHANNEL
Como dito, o Marketing Omnichannel une canais. Por exemplo, um consumidor pode encontrar um post no seu blog de e-commerce sobre o “Tênis X”. Ao ler o post, ele encontra um link que o encaminha para uma página de vendas da sua loja virtual. Daí ele compra o produto online, mas escolhe retirar em uma das suas lojas físicas.
Ao entrar na sua loja física para retirar o “Tênis X” que comprou online, o consumidor passa por uma série de prateleiras. Em uma delas ele encontra o anúncio “Compre também um par de meias!”. Ele acha isso uma boa ideia e põe o item no carrinho. Resultado, graças à comunicação integrada, o cliente sai da loja com dois produtos comprados em canais diferentes.
E a experiência pode continuar infinitamente. Ao passar pelo caixa, por exemplo, o cliente encontra um panfleto com QR Code para uma promoção online. Ele escaneia o código que o leva para uma página de vendas de uma calça. Mas suponhamos que o telefone toque e o consumidor se esqueça de finalizar a compra da calça. O que acontece depois?
Como o seu Marketing é integrado, o consumidor esquecido começará a receber mensagens de Remarketing em seu e-mail. Essas mensagens informarão que o consumidor esqueceu de finalizar a compra da calça e que ele precisa fazer isso o mais rápido possível para não perder o desconto.
Como se pode observar, no Marketing Ominchannel a comunicação tem um fluxo contínuo e sincronizado. Um canal está interligado ao outro. Canais de divulgação físicos e online funcionam como se fossem um só canal. Fazer isso funcionar dá um certo trabalho, mas os resultados são ótimos.
COMO FAZER ISSO FUNCIONAR?
Tudo começa no Plano de Marketing, documento no qual você deve descrever quais canais pretende utilizar. O básico é trabalhar com links patrocinados para e-commerce, Inbound Marketing com blog de e-commerce e Marketing Impresso. Depois você poderá acrescentar outros canais de publicidade gradativamente.
Todo o seu Marketing deve estar integrado com a plataforma de comércio unificado com a qual você faz a gestão do seu negócio. Além disso, é uma boa ideia usar também uma Customer Data Platform (CDP) para em um único local coletar, guardar e processar dados sobre consumidores vindos de várias fontes online e offline.
Outro fator crucial para um bom Marketing Omnichannel é treinar o seu time de atendimento e de vendas. Assim, os atendentes e vendedores poderão abordar os consumidores em vários canais como no chat ou presencialmente, mas os consumidores terão a sensação de que tudo é uma coisa só, sincronizada e contínua.
Seu Plano de Marketing Omnichannel também deve contemplar a padronização da sua marca. A Cultura Organizacional, as cores, o discurso, os símbolos, a áudio marca, entre outros elementos, devem ser os mesmos tanto para canais de vendas online quanto para os canais de vendas físicos.
Como sempre, no Marketing, a implantação leva tempo e requer esforço. Mas tudo isso é compensado em médio em longo prazos. Portanto, vale a pena tentar implantar o Marketing Omnichannel na sua empresa.
Assim que puder clique em “Campanha de Marketing” e sabia como divulgar o seu e-commerce!