O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é um conjunto de ferramentas e processos que viabilizam a divulgação de produtos, serviços, marcas e atividades de uma empresa, instituição ou outra organização, com ou sem fins comerciais, em meios de comunicação digitais.
Mas não é só isso. Para saber mais, reserve 5 a 10 minutinhos para ler o conteúdo em seguida. Fique, então, por dentro do Marketing Digital. Neste artigo você aprenderá mais sobre:
• O que é o “digital”?
• O que são os meios de comunicação digitais?
• O que é Marketing Digital: história e evolução
• O que é Marketing Digital e-commerce?
• 8Ps do Marketing Digital: o modo de trabalhar
• Ferramentas de Marketing Digital
• Estratégias de Marketing Digital
• Agência de Marketing Digital: o que é?
• Como fazer Marketing Digital
• Plano de Marketing Digital
• Vantagens do Marketing Digital
Vem tranquilo(a)!
O QUE É O “DIGITAL”?
Em Informática, “digital” é o que ocorre em dois dígitos, o 0 (zero) e o 1 (um).
Ou seja, neste ramo o digital diz respeito a um sistema binário.
Ele é diferente do analógico, que possui múltiplos valores intermediários.
Desse modo, por não terem valores intermediários, os sistemas digitais podem processar informações mais rapidamente.
Aliás, eles também proporcionam mais precisão à transmissão e recepção de dados.
Eles permitem sobretudo gravar e reproduzir dados com mais praticidade.
Sendo assim, o digital é mais econômico que o analógico.
Daí que empresas modernas preferem usar meios de comunicação digitais.
O QUE SÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS?
Meios de comunicação digitais são um conjunto de ferramentas e processos que possibilitam a comunicação digital.
Estas ferramentas são os softwares e os hardwares envolvidos neste tipo de comunicação.
Os processos, por suas vezes, são as formas de proceder e usar tais ferramentas.
Todavia, nem sempre os meios de comunicação digital estão conectados à internet.
Um totem digital offline posicionado em uma loja física, em uma estação rodoviária ou dentro de um trem, por exemplo, e que fornece algum tipo de informação aos transeuntes, já pode ser considerado um meio de comunicação digital.
Enfim, o Marketing Digital ocorre dentro deste contexto.
Isto é, do contexto “digital”.
O QUE É MARKETING DIGITAL: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
O embrião do Marketing Digital começa a se desenvolver nos anos 1940, 1950, 1960 e 1970 com a criação dos primeiros aparelhos e computadores digitais.
Esses aparelhos e computadores tinham na sua gênese o sistema binário já mencionado, o qual originou-se a partir da álgebra booliana criada por George Boole (1815-1864).
Com a popularização dos computadores nos anos 1980, o embrião do Marketing Digital evoluiu para algo mais avançado, entretanto, ainda primitivo. Digamos que esta seria a sua etapa de “infância”.
Os profissionais do ramo ocupavam-se, naquele período, em criar conteúdo publicitário para CDs de múltiplos assuntos, os quais podiam ser comercializados nas bancas de jornais, mercados e outros estabelecimentos físicos.
Já nos anos 1990, com a liberação da internet para fins comerciais em boa parte do mundo, o Marketing Digital foi ampliado. Em resumo, além de poder ser realizado em meios físicos como os CDs, agora ele poderia ser feito também no meio online.
Naquela época, os marqueteiros digitais passavam seu tempo criando blogs, sites corporativos e sites de e-commerce básicos para clientes que estavam engatinhando no quesito Transformação Digital.
Foi, por fim, apenas nas décadas de 2000 e 2010, que o Marketing Digital entrou na sua “juventude”. Tanto os hardwares quanto os softwares digitais aumentaram em número e em potencial de integração, e isto favoreceu uma comunicação publicitária omnichannel e quase onipresente.
Na atualidade, um dos setores que mais tem se favorecido com o Marketing Digital é o e-commerce.
O QUE É MARKETING DIGITAL E-COMMERCE?
Marketing Digital e-commerce é o uso das ferramentas e processos de Marketing Digital com a finalidade de divulgar produtos, serviços, marcas e atividades de empresas de comércio eletrônico nos meios de comunicação digitais.
Hoje, Marketing Digital e e-commerce parecem ter sido feitos um para o outro, mas nem sempre foi assim.
Só mesmo a partir dos anos 2000 é que o comércio eletrônico e a publicidade para e-commerce no meio digital começaram a prosperar.
8PS DO MARKETING DIGITAL: O MODO DE TRABALHAR
Agora que você já sabe o que é Marketing Digital (o conceito básico), compreenda também quais são os processos ou modos de trabalhar desse tipo de Marketing.
De acordo com estudiosos do ramo, tais como o professor Conrado Adolpho, enquanto o Marketing tradicional possui 4Ps, o Marketing Digital conta com 8Ps, são eles:
1 – Pesquisa: é a forma de conhecer o comportamento do consumidor;
2 – Planejamento: plano em que se define como suprir os desejos do consumidor;
3 – Produção: criação das campanhas digitais esboçadas no plano;
4 – Publicação: entrega do conteúdo persuasivo orgânico nos meios digitais;
5 – Promoção: entrega do conteúdo persuasivo patrocinado nos meios digitais;
6 – Propagação: uso das mídias sociais e outros meios para acumular capital social;
7 – Personalização: segmentar público para atender seus desejos específicos;
8 – Precisão: mensurar os resultados e otimizar os processos de trabalho.
Pois bem, e para trabalhar os 8Ps do Marketing Digital adequadamente é preciso contar com boas ferramentas, algumas das quais menciono a seguir.
FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL
Ferramentas de Marketing Digital são softwares e também hardwares, os quais podem ser utilizados tanto pelos emissores (você no caso) quanto pelos receptores (o seu público-alvo) de conteúdo publicitário em meios digitais.
Dentre os hardwares posso citar os computadores pessoais desktops, os notebooks, os tablets, os smartphones; e também os televisores, displays, totens e outros aparelhos digitais.
Já dentre os softwares estão os sistemas de criação e gestão de sites corporativos, lojas virtuais, marketplaces, etc.; os sistemas de captação de dados de comportamento dos consumidores; os softwares de automação de Marketing; os aplicativos de mensuração de resultados, etc.
Alguns dos principais softwares utilizados em Marketing Digital são o Google Analytics, o SEMrush, as plataformas ADS, as plataformas de mídias sociais, os sistemas de chat automatizados, os plugins de SEO como o Yoast SEO, dentre outros.
Certamente existem centenas, talvez milhares, de ferramentas neste setor, tanto hardwares quanto softwares.
De fato, elas poderão lhe ajudar em tarefas como:
• Obtenção de tráfego para site
• Aumento de assinaturas de E-mail Marketing
• Aumento de curtidas em fanpages
• Aumento das vendas de uma loja virtual
• Fidelização de clientes
Dependendo da sua estratégia de Marketing Digital você deverá usar uma ou mais delas ao mesmo tempo.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL
As principais estratégias de Marketing Digital da atualidade são as seguintes:
• SEO
• Links patrocinados
• E-mail Marketing
• Mídias Sociais Ads
• Vídeos
• Blog
• Funil de Vendas
• E-books
• Influenciadores digitais
• Webinar
• Automação de Marketing
• Real Time Marketing
• Chatbots
• Growth Hacking
• Comparadores de preços
• Promoção compre e ganhe (muito usada no e-commerce)
Você pode usar apenas uma ou várias ao mesmo tempo.
Tudo vai depender do seu orçamento.
Ademais, a criação de campanhas publicitárias digitais também dependerá da disponibilidade da sua equipe de Marketing Digital ou, no caso de quem não tem uma equipe, da agência de Marketing Digital contratada.
AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL: O QUE É
Agência de Marketing Digital é uma empresa na qual é possível comprar serviços de Marketing Digital.
Esse tipo de empresa é ideal para quem precisa anunciar, mas não tem um setor de Marketing e nem colaboradores treinados para tal.
O legal é que uma agência de Marketing Digital geralmente reúne uma equipe multidisciplinar.
Dessa maneira, uma agência pode contar com alguns funcionários treinados em plataformas de anúncios patrocinados, outros em SEO e outros ainda em chatbots, entre outras estratégias.
Com isso, é possível realizar campanhas de divulgação bem mais abrangentes, intensas e eficientes, que sem dúvida geram melhores resultados finais.
COMO FAZER MARKETING DIGITAL?
Há basicamente três formas de fazer Marketing Digital:
1 – Faça você mesmo:
Você realiza treinamentos específicos nas estratégias que pretende usar. Dessa maneira será possível criar as suas próprias campanhas. O ponto negativo é que treinamentos levam tempo e a adaptação às ferramentas levam mais tempo ainda. Além disso, o fator “multidisciplinaridade” fica mais difícil quando você está só.
2 – Monte um setor de Marketing Digital:
Monte um setor de Marketing Digital em uma sala da sua empresa. Compre os equipamentos e os softwares necessários. Contrate pessoal especializado. Assim você terá controle total em todas as suas campanhas. Porém, terá que pagar salários, encargos trabalhistas e fazer a manutenção do setor, que é bem cara.
3 – Contrate uma agência de Marketing Digital:
Contratar uma agência de Marketing Digital é uma das melhores maneiras de começar a fazer Marketing Digital. Isso porque os funcionários de uma agência já são treinados e contam com multidisciplinaridade. Por fim, você não precisará pagar salários, encargos trabalhistas e nem se preocupar com manutenção de setor.
Leve o seu tempo para encontrar a melhor maneira de divulgar sua empresa nos meios digitais. Mas seja como for, faça um Plano de Marketing Digital.
PLANO DE MARKETING DIGITAL
Plano de Marketing Digital é um documento com o qual é possível planejar as suas ações de divulgação nos meios de comunicação digitais.
Um bom Plano de Marketing Digital deve definir:
• Os objetivos da campanha
• O público-alvo
• O conteúdo (a campanha propriamente dita)
• A equipe de desenvolvimento
• Os canais de veiculação da campanha
• As ferramentas
• As estratégias
• A equipe
• O orçamento
• O cronograma
• O monitoramento e otimização da campanha
Vale lembrar, todos os 8Ps do Marketing Digital devem ser abrangidos durante o planejamento e a execução de uma campanha de publicidade digital.
VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL
Por que divulgar com Marketing Digital?
Quais as suas vantagens?
Os principais benefícios do Marketing Digital são:
• Custo menor que o Marketing tradicional
• Maior velocidade de elaboração e lançamento de campanhas
• Mais praticidade de atendimento e relacionamento com clientes
• Alta capacidade de viralização de conteúdos
• Ótimos recursos de mensuração
• Facilidade de segmentação de públicos
• Alcance nacional e também mundial
Sem dúvida, o meio e-commerce é o que mais tem se beneficiado do Marketing Digital nas últimas décadas.
No Brasil, apenas 1 a cada 100 visitantes únicos de uma loja virtual compra.
Então, se você tem uma loja virtual, não deixe de lado o Marketing Digital.
Você precisa dele para gerar mais visitantes para o seu site e-commerce.
Logo, comece agora mesmo a usar o potencial de suas ferramentas e estratégias. Para tanto, faça você mesmo, monte um setor ou, o mais fácil, tente contratar Marketing Digital em uma agência agora mesmo.