O que é Marketing Contextual?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba quais as vantagens desse recurso no e-commerce!

Com o Marketing Contextual você pode acertar o alvo mais vezes e gerar mais lucro para o seu negócio. Imagem: @vectojuice
Com o Marketing Contextual você pode acertar o alvo mais vezes e gerar mais lucro para o seu negócio. Imagem: @vectojuice

Marketing Contextual, também chamado de Marketing de Contexto, é uma concepção de Marketing que tem como premissa analisar profundamente as circunstâncias que permeiam cada grupo de consumidores com a meta de realizar campanhas de divulgação mais certeiras.

Enquanto o Marketing tradicional trabalha com fatores como o produto, o preço, a praça e a promoção, o Marketing de Contexto vai além ao analisar também a condição de cada consumidor. Assim, ele permite às empresas como a sua obter mais atenção e mais lucro.

Vídeo: o que é Marketing Contextual?

VANTAGENS DO MARKETING CONTEXTUAL

Ao colocar o contexto ou condição de cada consumidor no centro de atenções, o Marketing Contextual confere importância aos desejos e dores mais individuais. Desse modo, ele é capaz de entregar uma comunicação mais personalizada e impactante para cada pessoa.

Além disso, ao apostar nas individualidades, o Marketing de Contexto possibilita que os profissionais de Marketing façam um uso mais inteligente dos recursos de divulgação, evitando desperdícios. Assim, eles conseguem fazer um trabalho com menos custos e com melhor performance.

Enfim, como esse tipo de Marketing leva em conta contextos particulares, ele oferece menos riscos de exibir propagandas fora de contexto para consumidores que não estão buscando determinados produtos. Ou seja, é um Marketing mais certeiro.

COMO APLICAR NO E-COMMERCE?

Para aplicar o Marketing de Contexto no e-commerce é preciso ir além do mix de Marketing tradicional. Para começar, o Marketing Contextual requer o uso de softwares de captação e de análise de dados.

Aqui na Agência e-Plus, por exemplo, nós usamos a plataforma de automação de Marketing RD Station para cuidar das contas dos nossos clientes lojistas. Essa plataforma possui ferramentas como o Lead Scoring e o Lead Tracking, que nos ajudam a entender o contexto de cada consumidor que ronda as lojas virtuais dos nossos clientes. Assim, nós podemos entregar a publicidade mais adequada para cada um deles na hora certa, o que melhora a performance.

Vídeo: saiba mais sobre a RD Station Marketing

Outro recurso fundamental para aplicação do Marketing de Contexto é a criação de personas. A saber, uma persona é um arquétipo que representa uma faixa de público. Desse modo, ao criar personas você confere um corpo, um rosto e um modo de pensar para as pessoas que acessam a sua loja virtual. Assim fica mais fácil acertar a propaganda e vender produtos para elas. Esse é o poder do Marketing de Contexto.

Assim que puder clique em “Marketing de Oportunidade” e saiba como aplicar isso no e-commerce!