O que é Marketing 5.0?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba usar essa estratégia para atrair e conquistar clientes para o seu e-commerce!

Marketing 5.0: a tecnologia como facilitador para conquistar clientes Imagem: @freepik
Marketing 5.0: a tecnologia como facilitador para conquistar clientes Imagem: @freepik

Marketing 5.0 é um termo cunhado pelo professor estadunidense, Philip Kotler, para denominar o tipo de Marketing que combina tecnologia com o fator humano para atrair, conquistar e manter a lealdade dos clientes.

Ele é, desse modo, diferente dos tipos de Marketing predecessores. Só para contextualizar, eu citarei logo a seguir um pequeno resumo de cada um dos tipos de Marketing que nos trouxeram até o conceito atual. Confira:

  • 1.0: centrado no produto, o Marketing 1.0 consistia em que cada empresa definia o que vender sem considerar os desejos dos consumidores;
  • 2.0: no Marketing 2.0 entram na pauta as necessidades dos consumidores e, desse modo, as empresas passam a segmentar consumidores com interesses em comum;
  • 3.0: com a ascensão das redes sociais, consumidores deixam de ser vistos como meros compradores. Assim, no Marketing 3.0 o viés passa a ser o fator humano;
  • 4.0: une o tradicional com o digital. Enquanto o primeiro foca na TV, rádio e jornais, o segundo foca na internet. O Marketing 4.0 é uma linguagem integrada de ambos;
  • 5.0: O Marketing 5.0 libera plenamente a força das tecnologias avançadas para a elaboração de estratégias de Marketing mais eficientes.

O Marketing 5.0, portanto, é a nova era do Marketing. Mas do que ele se compõe? Como usá-lo para divulgar o seu e-commerce? É o que estudaremos no próximo tópico. Continue lendo!

Vídeo: o que é Marketing 5.0?

MARKETING 5.0 NO E-COMMERCE

De acordo com os autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan e André Fontenelle no livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, o Marketing 5.0 se compõe de outros 5 tipos de Marketing, o baseado em dados, o preditivo, o contextual, o aumentado e o ágil.

Sendo assim, a implantação do Marketing 5.0 no e-commerce requer em primeiro lugar o uso de tecnologias para captar e analizar os dados do público. As tecnologias também devem ajudar a sua empresa a prever os comportamentos, o que lhe permitirá se antecipar às ações dos consumidores.

Vídeo: saiba mais sobre o Marketing 5.0, de acordo com Kotler

Além disso, o seu e-commerce deverá aprender com os consumidores e criar uma comunicação personalizada com eles. Isto é, é preciso contextualizar as ações. Neste ponto, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial é muito importante.

É preciso também usar tecnologias de Marketing Aumentado, que aprimoram a produtividade. Chatbots e fluxos automáticos de Nutrição de Leads, por exemplo, entram neste campo. E, enfim, com equipes descentralizadas, todo esse processo poderá ganhar grande agilidade.