Marketing 5.0 é um termo cunhado pelo professor estadunidense, Philip Kotler, para denominar o tipo de Marketing que combina tecnologia com o fator humano para atrair, conquistar e manter a lealdade dos clientes.
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Ele é, desse modo, diferente dos tipos de Marketing predecessores. Só para contextualizar, eu citarei logo a seguir um pequeno resumo de cada um dos tipos de Marketing que nos trouxeram até o conceito atual. Confira:
- 1.0: centrado no produto, o Marketing 1.0 consistia em que cada empresa definia o que vender sem considerar os desejos dos consumidores;
- 2.0: no Marketing 2.0 entram na pauta as necessidades dos consumidores e, desse modo, as empresas passam a segmentar consumidores com interesses em comum;
- 3.0: com a ascensão das redes sociais, consumidores deixam de ser vistos como meros compradores. Assim, no Marketing 3.0 o viés passa a ser o fator humano;
- 4.0: une o tradicional com o digital. Enquanto o primeiro foca na TV, rádio e jornais, o segundo foca na internet. O Marketing 4.0 é uma linguagem integrada de ambos;
- 5.0: O Marketing 5.0 libera plenamente a força das tecnologias avançadas para a elaboração de estratégias de Marketing mais eficientes.
O Marketing 5.0, portanto, é a nova era do Marketing. Mas do que ele se compõe? Como usá-lo para divulgar o seu e-commerce? É o que estudaremos no próximo tópico. Continue lendo!
MARKETING 5.0 NO E-COMMERCE
De acordo com os autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan e André Fontenelle no livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, o Marketing 5.0 se compõe de outros 5 tipos de Marketing, o baseado em dados, o preditivo, o contextual, o aumentado e o ágil.
Sendo assim, a implantação do Marketing 5.0 no e-commerce requer em primeiro lugar o uso de tecnologias para captar e analizar os dados do público. As tecnologias também devem ajudar a sua empresa a prever os comportamentos, o que lhe permitirá se antecipar às ações dos consumidores.
Além disso, o seu e-commerce deverá aprender com os consumidores e criar uma comunicação personalizada com eles. Isto é, é preciso contextualizar as ações. Neste ponto, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial é muito importante.
É preciso também usar tecnologias de Marketing Aumentado, que aprimoram a produtividade. Chatbots e fluxos automáticos de Nutrição de Leads, por exemplo, entram neste campo. E, enfim, com equipes descentralizadas, todo esse processo poderá ganhar grande agilidade.
- Assim que puder clique em “Marketing de redes sociais” e saiba qual a importância disso no e-commerce!