Marketing 5.0 é um termo cunhado pelo professor estadunidense, Philip Kotler, para denominar o tipo de Marketing que combina tecnologia com o fator humano para atrair, conquistar e manter a lealdade dos clientes.
Ele é, desse modo, diferente dos tipos de Marketing predecessores. Só para contextualizar, eu citarei logo a seguir um pequeno resumo de cada um dos tipos de Marketing que nos trouxeram até o conceito atual. Confira:
- 1.0: centrado no produto, o Marketing 1.0 consistia em que cada empresa definia o que vender sem considerar os desejos dos consumidores;
- 2.0: no Marketing 2.0 entram na pauta as necessidades dos consumidores e, desse modo, as empresas passam a segmentar consumidores com interesses em comum;
- 3.0: com a ascensão das redes sociais, consumidores deixam de ser vistos como meros compradores. Assim, no Marketing 3.0 o viés passa a ser o fator humano;
- 4.0: une o tradicional com o digital. Enquanto o primeiro foca na TV, rádio e jornais, o segundo foca na internet. O Marketing 4.0 é uma linguagem integrada de ambos;
- 5.0: O Marketing 5.0 libera plenamente a força das tecnologias avançadas para a elaboração de estratégias de Marketing mais eficientes.
O Marketing 5.0, portanto, é a nova era do Marketing. Mas do que ele se compõe? Como usá-lo para divulgar o seu e-commerce? É o que estudaremos no próximo tópico. Continue lendo!
MARKETING 5.0 NO E-COMMERCE
De acordo com os autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan e André Fontenelle no livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, o Marketing 5.0 se compõe de outros 5 tipos de Marketing, o baseado em dados, o preditivo, o contextual, o aumentado e o ágil.
Sendo assim, a implantação do Marketing 5.0 no e-commerce requer em primeiro lugar o uso de tecnologias para captar e analizar os dados do público. As tecnologias também devem ajudar a sua empresa a prever os comportamentos, o que lhe permitirá se antecipar às ações dos consumidores.
Além disso, o seu e-commerce deverá aprender com os consumidores e criar uma comunicação personalizada com eles. Isto é, é preciso contextualizar as ações. Neste ponto, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial é muito importante.
É preciso também usar tecnologias de Marketing Aumentado, que aprimoram a produtividade. Chatbots e fluxos automáticos de Nutrição de Leads, por exemplo, entram neste campo. E, enfim, com equipes descentralizadas, todo esse processo poderá ganhar grande agilidade.
Assim que puder clique em “Marketing de redes sociais” e saiba qual a importância disso no e-commerce!