O que é lookalike?

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Encontre extensões do seu público-alvo para as quais poderá oferecer os seus produtos!

Use o lookalike para atingir novos públicos. Imagem: @vectorjuice
Use o lookalike para atingir novos públicos. Imagem: @vectorjuice

Em Marketing Digital, o lookalike é um processo que permite descobrir novos públicos semelhantes ao seu público-alvo original. Por isso, o ele também pode ser chamado de audience extension ou extensão da audiência. É uma forma de ampliar o número de pessoas para as quais você poderá anunciar os seus produtos e obter um bom retorno do investimento com isso.

Em outras palavras, o lookalike faz uso de modelagem estatística para identificar consumidores com desejos e comportamentos parecidos com os dos consumidores do seu público-alvo de origem. Mas como essa modelagem de dados é feita? Bem, este é o tema do próximo tópico. Continue lendo e fique por dentro!

COMO APLICAR O LOOKALIKE?

O primeiro passo para aplicar o lookalike no contexto do seu negócio é obter uma Data Management Platform (DMP), isto é, uma Plataforma de Gestão de Dados. Uma DMP pode agregar dados de várias fontes em um único local. Assim, é possível obter uma visão mais abrangente do seu público-alvo original.

Vídeo: saiba mais sobre DMP (o vídeo está em Inglês, mas você pode ativar a legenda com a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

Uma vez abastecida com dados, a DMP emprega algoritmos e técnicas proprietárias de segmentação para encontrar os perfis de maior correspondência. A plataforma apresentará as características dos novos públicos. Daí, então, você pode incluir essas características nas suas plataformas de anúncios como a Google Ads ou Facebook Ads. 

Aliás, vale dizer, o Facebook conta com o Lookalike Audiences nativo, que você pode usar a partir do Gerenciador de Anúncios desta rede social. A Google Ads, por sua vez, também permite realizar o lookalike e assim exibir anúncios para pessoas que têm as mesmas características dos usuários das suas listas de Remarketing.

VANTAGENS 

Existem algumas boas vantagens de aplicar o lookalike. A primeira delas é que esse processo estende a sua audiência. Além disso, ele proporciona maior precisão na segmentação, o que no fim das contas pode gerar maior conversão e mais lucro para o seu negócio.

Use, enfim, o lookalike para encontrar e alcançar novos públicos para o seu e-commerce. Aumente, dessa forma, as suas chances de encontrar compradores para os seus produtos. Amplie o seu mercado!