Você saberia dizer o que é long tail? Trata-se de um termo inglês que significa “cauda longa” e que em SEO e em Inbound Marketing para e-commerce nomeia uma estratégia de seleção de palavras-chave para fins de criação de conteúdo. Mas em outras áreas, vale dizer, ele dá nome a outros tipos de estratégias.
Antes de mais nada, só para contextualizar, o “long tail” começou a se popularizar a partir de 2004. Naquele ano, o escritor Chris Anderson mencionou o termo em um artigo da revista Wired para abordar os nichos de mercado.
Anderson baseou a ideia de “long tail” na “Curva de Pareto”, um gráfico desenvolvido pelo economista Vilfredo Pareto (1848-1923). De acordo com tal curva, 80% das consequências de fenômenos provêm de 20% das causas. Traduzindo essa ideia de modo simplista para o contexto e-commerce, em uma lista qualquer com 100 produtos, haverá 20 que serão mais queridos pelo público, de modo que os 80 menos queridos formarão uma cauda longa no gráfico. Saiba mais em seguida!
O QUE É LONG TAIL E COMO ISSO SE APLICA AO E-COMMERCE?
Como dito, conforme a Curva de Pareto que ancora o long tail, 80% das consequências provêm de 20% das causas. Assim, podemos dizer que em uma lista com 100 itens teremos 20 mais acessados, que chamaremos de “cabeça” ou head tail e 80 menos acessados, que chamaremos de “cauda longa”, long tail ou simplesmente “nichos”. Guarde essa informação.
Por ora, pense no passado recente, antes do desenvolvimento da internet. Naquela época, as lojas físicas expunham somente os produtos mais vendidos nas suas prateleiras, pois não havia espaço para expor todos eles. Ou seja, elas expunham somente os itens head tail, os 20% top, que geravam mais vendas; e evitavam os nichos, que tinham menos saída.
Com o advento da internet, contudo, o problema do espaço na prateleira deixou de existir. No e-commerce, a vitrine é infinita, ou seja, não há problema de espaço. Sendo assim, você comerciante pode expor o seu mix de produtos completo, ou seja, os 20% top da head tail e os 80% da long tail.
Mas não é só isso. No e-commerce, além de expor todos os seus produtos, você pode criar uma estratégia de Inbound Marketing e SEO com conteúdo baseado em palavras-chave de head tail e de long tail. Entenda mais sobre isso adiante.
INBOUND MARKETING PARA E-COMMERCE: CAUDA LONGA E CAUDA CURTA
Inbound Marketing é uma concepção de Marketing que se baseia na publicação de conteúdo. Ela visa, dessa maneira, fazer com que os consumidores que buscam soluções no Google encontrem o seu conteúdo, a sua marca e os seus produtos.
Os consumidores, por suas vezes, usam palavras-chave para pesquisar conteúdo na web. Por exemplo, um consumidor pode pesquisar no Google a palavra-chave “camiseta estampada” e encontrar uma página de produto da sua loja virtual.
Observe que para ser encontrado, você precisa produzir conteúdo baseado nas palavras-chave buscadas sobretudo no Google. Sabendo disso, você poderá criar uma lista com as palavras-chave que os consumidores buscam na web e que se referem ao seu e-commerce, e criar conteúdo no seu blog e loja virtual para cada uma delas.
Use, por exemplo, uma ferramenta como a Keyword Planner para gerar uma lista com 100 palavras-chave buscadas na web e que se referem ao seu negócio. Se você criar um gráfico descobrirá que 20% dessas palavras serão as mais buscadas, isto é, as head tail; e as demais 80% serão menos buscadas e, portanto, serão as long tail ou nichos.
Produza, enfim, um conteúdo para cada palavra-chave. Publique esse conteúdo no seu blog de e-commerce e ele será encontrado na web. Você também pode nomear as páginas de produto da sua loja, cada qual com uma palavra-chave para obter o mesmo efeito. Assim, você cobrirá tanto a head tail quanto a long tail no seu comércio, atrairá mais consumidores e certamente fará mais vendas.
Assim que puder clique em “Quantas palavras-chave SEO usar em um blog e-commerce” e leia um post complementar!