Recurso da plataforma RD Station, o Lead Tracking permite monitorar as visitas que os consumidores fazem em sites de e-commerce como o seu. Desse modo, é possível descobrir quando, como e por que eles acessam as suas páginas. Com efeito, você poderá focar as suas ações apenas naqueles que estão realmente interessados em comprar alguma coisa na sua loja virtual. É um recurso fundamental em Inbound Marketing.
Com o Lead Tracking você pode, por exemplo:
- Monitorar os visitantes, sobretudo os leads, da sua loja virtual e blog de e-commerce;
- Observar as páginas que cada consumidor acessa e criar um histórico de visitação;
- Observar os consumidores desde quando simples visitantes até se tornarem leads e clientes;
- Saber no que cada consumidor está interessado no momento;
- Identificar os leads que estão mais aptos para fazerem uma compra no momento;
- Separar os visitantes curiosos dos mais interessados e focar nestes últimos;
- Aumentar a personalização no relacionamento com cada consumidor;
- Interagir de um jeito personalizado com cada lead;
- Monitorar as páginas mais importantes do seu e-commerce;
- Automatizar processos de vendas e de Marketing.
Como se pode observar, o Lead Tracking amplia a visão do seu comércio eletrônico e permite que você tenha mais foco no que realmente importa. Ele evita, assim, perdas de tempo e de recursos com visitantes curiosos. Tudo isso, por sua vez, desemboca na vantagem maior, que é uma performance de vendas melhor.
LEAD TRACKING: COMO ELE FUNCIONA?
O Lead Tracking funciona de forma muito simples. Primeiramente, você deve instalar um código de monitoramento nas páginas do seu e-commerce. Desse modo, cada visitante que entrar no seu site será visualizado e contabilizado pelo sistema.
O sistema conta com um painel de visualização chamado de “linha do tempo dos leads”, onde é possível verificar o nome, o estágio em que o lead se encontra no seu Funil de Vendas, as atividades que ele realizou dentro do seu site de e-commerce e muito mais.
Os dados que você capta a partir do Lead Tracking podem ser usados para:
Contabilizar o Lead Scoring:
Dê uma pontuação alta para os leads que visitam páginas importantes como as de vendas, e uma pontuação mais baixa para quem visita a página “Trabalhe conosco”, por exemplo. Crie, dessa forma, um modelo no qual os leads mais interessados em comprar têm uma pontuação mais elevada.
Segmentar a sua base de leads:
Conforme os visitantes entram nas páginas do seu site, você poderá segmenta-los de acordo com os interesses de cada um. Desse modo será possível criar campanhas de e-mail com assuntos pertinentes para cada grupo de leads. Atinja, dessa maneira, cada consumidor de um modo personalizado e conquiste-o.
Automação de Marketing:
Crie uma série de fluxos automatizados a partir das visitas dos consumidores no seu site. Por exemplo, avise os seus vendedores quando um lead visitar uma página de vendas. Produza, ainda, campanhas de E-mail Marketing com disparos de e-mails periódicos e automáticos para cada grupo de leads, entre outras ações.
O Lead Tracking, aproveito para dizer, é um recurso usado com muito sucesso por nós da agência e-Plus para acompanhar e otimizar a performance de vendas dos nossos clientes. Trata-se de algo que pode realmente dar um plus no seu comércio eletrônico. Vale a pena experimentar!
Assim que puder clique em “O que é RD Station” e saiba mais sobre essa plataforma de automação de Marketing.